Portaria obriga fabricantes a incluir faixa estendida nos rádios FM

O governo vai publicar, nos próximos dias, portaria que obrigada os fabricantes de eletroeletrônicos a produzir rádios FM capazes de sintonizar a faixa estendida (entre 76 MHz e 108 MHz). Os aparelhos atuais sintonizam de 88 MHz a 108 Mhz.

O texto atende a pressão do setor de radiodifusão, que após a digitalização da TV terá mais espectro para trabalhar, mas previa falta de equipamentos compatíveis no mercado.

A Portaria Interministerial nº 68 altera o processo produtivo básico para aparelhos de áudio e vídeo industrializados na Zona Franca de Manaus. Conforme o texto, a partir de 1º de janeiro de 2019, os aparelhos destinados à recepção de ondas do tipo FM (frequência modulada) deverão incorporar capacidade de recepção de frequências entre 76 MHz e 108 MHz.

O documento foi assinado pelos ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira na noite de ontem, 21, em São Paulo, durante evento realizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

Com a produção dos rádios, a Abratel espera garantir a audiência das futuras rádios que ocuparão as frequências da faixa estendida. Essas rádios virão da migração do AM para o FM.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.