Rádios AM de São Paulo estão perto de migrar para o FM

Trinta e seis emissoras de rádio que atualmente operam na faixa AM no estado de São Paulo assinaram, na manhã desta sexta-feira (23), os termos aditivos de adaptação de outorgas, uma das últimas etapas para migração para o FM.

Após a assinatura, as emissoras devem apresentar o projeto de instalação e obter a aprovação do local e uso de radiofrequência.

O mutirão da migração, uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), aconteceu no Palácio dos Bandeirantes e teve a presença do ministro Gilberto Kassab, do governador do estado, Geraldo Alckmin e do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

Tonet elogiou o avanço no processo na gestão de Kassab e disse que houve “uma enorme desburocratização no trato do setor”. Para Tonet, “a qualidade de áudio é essencial para a atividade do rádio, de transmitir notícia, serviços e lazer”. Ele destacou ainda o sucesso que tem sido o desligamento da TV analógica no Brasil.

Já o ministro ressaltou que a migração “dá mais confiança para as rádios fazerem mais investimentos e isso representa mais empregos, além de uma melhor qualidade de som”.

Kassab anunciou a publicação de um decreto que diminui o número de documentos para compra e venda de empresas, desburocratizando ainda mais o setor.

Também participaram da solenidade de assinatura, o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (Aesp), Paulo Machado de Carvalho Neto (Paulito), radiodifusores e empresários.

Cerca de 1500 rádios AM do país solicitaram a migração e 500 já assinaram os termos aditivos.

O mutirão já passou por Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Na próxima sexta-feira (30), o MCTIC estará em João pessoa (PB) para o mutirão com as emissoras locais.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.