TV digital já é realidade em Goiânia e mais 28 cidades de Goiás

Desde o primeiro minuto desta quinta-feira (22), a população de Goiânia e outros 28 municípios de Goiás já assiste seus canais favoritos apenas com o sinal digital de TV.

Aproximadamente 3 milhões de goianos, cerca de 1,3 milhão de domicílios, recebem agora imagens mais nítidas e livres de ruídos e chuviscos.

O GIRED, grupo responsável pela implantação do processo de digitalização da TV no país, aprovou, na quarta-feira (21), o desligamento total do sinal analógico na região goiana, após pesquisa do Ibope Inteligência verificar que 92% dos domicílios já contavam com sinal digital. O processo de desligamento do sinal analógico de TV nas 29 cidades goianas começou em etapas no dia 31 de maio, já que o número mínimo de 90% das residências preparadas para o sinal digital, previsto na portaria do MCTIC, não havia sido atingido. Para que as famílias de baixa renda, em especial, não ficassem sem TV, o governo decidiu ampliar o prazo para as emissoras desligarem o sinal analógico.

Mais de 400 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, foram distribuídos gratuitamente para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal destas cidades. O percentual de distribuição alcançou 135%, já que o número de kits previsto inicialmente para distribuição era de 295,2 mil. Esse número deve crescer ainda mais, já que a distribuição permanecerá por 45 dias após o desligamento do sinal analógico.

Antes das 29 cidades goianas, Rio Verde, também em Goiás, foi escolhida cidade-piloto e teve o desligamento do sinal analógico no dia 1° de março.

Sinal digital em outros estados

Recife (PE) e região metropolitana serão as próximas cidades a ter o sinal analógico de TV desligado. De acordo com o cronograma, a partir do dia 26 de julho, os pernambucanos desta região terão apenas o sinal digital de TV. Segundo pesquisa do Ibope, o grau de digitalização da localidade atingiu 77% em 29 de maio, tendo sido distribuídos 239 mil conversores (39% do total destinado). Para que o desligamento aconteça de acordo com o cronograma, a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil, e as emissoras de televisão deverão fazer um grande esforço.

Já as regiões metropolitanas de Fortaleza (CE) e Salvador (BA) encerrarão as transmissões analógicas no dia 27 de setembro. A distribuição dos conversores já foi inciada, mas os índices de digitalização ainda são considerados baixos (75% e 69%, respectivamente).

Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) terão o sinal digital a partir do dia 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG), as transmissões digitais começam no dia 8 de novembro.

Já as cidades paulistas de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba encerrarão as transmissões analógicas no dia 29 de novembro.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.