Transmissões analógicas de TV chegam ao fim em Goiânia nesta quarta feira

A população de Goiânia e outros 28 municípios de Goiás terá apenas o sinal digital de TV a partir da meia-noite desta quarta-feira (21).

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (20), mostrou que 92% dos domicílios destas cidades estão aptos a receber o novo sinal.

O processo de desligamento do sinal analógico de TV nas 29 cidades goianas começou em etapas no dia 31 de maio, já que o número mínimo de 90% das residências preparadas para o sinal digital, previsto na portaria do MCTIC, não havia sido atingido. Para que as famílias de baixa renda, em especial, não ficassem sem TV, o governo decidiu ampliar o prazo para as emissoras desligarem o sinal analógico.

No total, 1,3 milhão de domicílios goianos serão impactados com a mudança. Quase 400 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos, foram distribuídos para as famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal.

Sinal Digital em outros estados

Recife (PE) e região metropolitana serão as próximas cidades a ter o sinal analógico de TV desligado. De acordo com o cronograma, a partir do dia 26 de julho, os pernambucanos desta região terão apenas o sinal digital de TV. Segundo pesquisa do Ibope, o grau de digitalização da localidade atingiu 77% em 29 de maio, tendo sido distribuídos 239 mil conversores (39% do total destinado). Para que o desligamento aconteça de acordo com o cronograma, a Seja Digital, empresa responsável pela digitalização da TV no Brasil, e as emissoras de televisão deverão fazer um grande esforço.

Já as regiões metropolitanas de Fortaleza (CE) e Salvador (BA) encerrarão as transmissões analógicas no dia 27 de setembro. A distribuição dos conversores já foi inciada, mas os índices de digitalização ainda são considerados baixos (75% e 69%, respectivamente).

Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES) terão o sinal digital a partir do dia 25 de outubro. Em Belo Horizonte (MG), as transmissões digitais começam no dia 8 de novembro.

Já as cidades paulistas de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e a região do Vale do Paraíba encerrarão as transmissões analógicas no dia 29 de novembro.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.