Realizado em Goiânia mutirão de migração de rádios AM para FM

O desligamento do sinal analógico vai melhorar a qualidade da imagem das televisões e vai proporcionar também uma grande mudança na oferta de internet 4G.  A avaliação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, foi feita nesta quarta-feira (31), durante solenidade que marcou o início do processo de implantação do sistema de TV digital em Goiânia e em outros 28 municípios de Goiás. Durante o evento, também ocorreu o mutirão de migração de 16 rádios AM para a faixa de FM.

O desligamento da TV analógica, conhecido como switch off, vai liberar a faixa de frequência de 700 MHz para a oferta de 4G. “Com a liberação da faixa, a oferta dos serviços de telecomunicações será de mais qualidade para os cidadãos e também para os serviços públicos. É a internet chegando, com Goiânia e seu entorno se integrando ao mundo da Internet das Coisas. Esse passo de hoje é fundamental para isso”, afirmou o ministro.

O processo de transição do sistema analógico de TV para o sinal digital em Goiás vai ocorrer de forma progressiva nas próximas semanas e deve ser concluído até 21 de junho. A última pesquisa Ibope feita nos municípios goianos, entre os dias 15 e 26 de maio, constatou que 88% dos domicílios estavam preparados para receber o sinal digital de TV. Uma portaria do MCTIC estabelece o percentual mínimo de 93% para o desligamento das transmissões analógicas. Uma nova pesquisa para verificar o índice de recepção do sinal digital nas residências deve ser realizada em 14 de junho.

A distribuição gratuita de kits de antena e conversor digital continua nas próximas semanas para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. A Seja Digital, responsável pela entrega, informou que já foram distribuídos 330 mil kits para os moradores da região, superando a meta prevista, que era de 290 mil. O conversor e a antena garantem a recepção do sinal digital nos aparelhos de TV mais antigos.

Durante a solenidade, o ministro lembrou o esforço do governo federal, de estados, emissoras de televisão e operadoras de telefonia no processo de implantação do sistema brasileiro de TV digital. Kassab frisou o empenho do setor de telefonia, que continua a fazer altos investimentos e contribui para o processo de modernização das telecomunicações no país.

Além da capital, Goiânia, o desligamento do sinal analógico de TV em Goiás vai atingir seguintes municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Aparecida de Goiânia, Alexânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Migração AM/FM

Também em Goiânia foi realizado o quarto mutirão de migração de rádios AM para FM pelo MCTIC. O ministro assinou os contratos que permitem a mudança de faixa de 14 emissoras goianas e 2 do Tocantins. A mudança é uma reinvindicação das AMs, que sofrem com a perda de qualidade do sinal, de audiência e de faturamento.  Ao migrar sua operação para a faixa FM, as rádios também podem ser sintonizadas em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

“Concretizamos hoje um sonho daqueles que militam no mundo das comunicações. Com a migração, essas rádios vão possibilitar a milhares de goianos o acesso a uma comunicação de muito mais qualidade e com custos reduzidos”, avaliou o ministro.

Para o governador de Goiás, Marconi Perillo, a migração é sinônimo de modernização do setor de radiodifusão e de democratização da informação. “O rádio é imbatível e está presente em todos os lugares, inclusive em muitas cidades do interior do Brasil. A migração significa mais qualidade, mais audiência, mais investimentos e mais empregos.”

14 Rádios do estado de Goiás estão autorizadas a mudar para frequência FM… Confira a lista: http://blog.auvaromaia.com/?p=39323 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. Como irei ouvir rádio lá no interior? Hoje quando estou deslocado de Goiânia acompanho as transmissões via AM, me informando das notícias de minha cidade mesmo estando a centenas de quilômetros da capital goiana. Como ficará no futuro? Rádio só se eu estiver nas regiões metropolitanas?
    Ainda está pouco divulgado e gerando muita dúvida.

  2. Amigo Queiroz
    Não se preocupe. Antes mesmo do desaparecimento do AM a internet terá desenvolvido de tal maneira que os aplicativos de celulares contemplarão toda a programação de rádio com a vantagem de um som melhor. O que deve desaparecer é o aparelho de rádio substituido pelos smarts fones e outras geringonças modernas a serem inventadas. Quanto ao rádio AM que se transforma em FM estará revigorado com as novas tecnologias. Aliás, pensando assim o AM que chega aos lugares mais distantes jamais desaparecerá, apenas ganhará roupa nova.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.