Finais do Goianão terão esquema de segurança similar aos dos jogos da seleção

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, por meio da Polícia Militar de Goiás, realizou nesta quarta-feira (26/04), no auditório da SSPAP, reunião de planejamento do esquema a ser adotado para preservar a ordem pública nos dias 30 de abril e 7 de maio, quando serão realizadas as duas partidas finais entre Vila Nova e Goiás, pelo Campeonato Goiano de 2017. De acordo com o assessor de Planejamento da PMGO, tenente coronel Karisson Sobrinho, o efetivo a ser empregado nos dois jogos será de 700 policiais, similar ao empregado em jogos da Seleção Brasileira, como o ocorrido em Goiânia no final do ano passado. “Não importa o número de torcedores; nosso planejamento é para realizar a segurança de todos, mesmo com o estádio lotado”, afirma o assessor.

Participaram da reunião na SSPAP, representantes dos Comandos de Missões Especiais (CME), oficiais de unidades e tropas especializadas da Polícia Militar, integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, representantes da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), dirigentes do Goiás Esporte Clube e do Vila Nova Futebol Clube, além de líderes das torcidas organizadas. Durante o encontro, a Polícia Militar enfatizou junto aos líderes de torcidas a responsabilidade que eles têm perante os atos dos outros torcedores.  O subcomandante-geral da PMGO, coronel Carlos Antônio Borges, que participou da reunião, fez questão de cobrar o bom comportamento das torcidas, ressaltando inclusive que os líderes podem responder criminalmente pelos delitos cometidos pelos torcedores em grupo.

Conforme acentuou Karisson Sobrinho, o esquema de segurança que passa por várias mudanças será utilizado em jogos com grandes torcidas. “Também utilizaremos o mesmo esquema de segurança desses dois jogos para os jogos dos campeonatos nacionais, como os da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da Série A, quando Goiânia receberá jogos de times como Flamengo e Corinthians; e da série B, que terá novos confrontos entre Atlético e Vila Nova”, disse o assessor de planejamento da PM.

Os policiais vão atuar nas imediações do Estádio Serra Dourada, e farão o acompanhamento do deslocamento, revista e contenção das torcidas, antes, durante e após os jogos. Segundo observou Karisson Sobrinho, enquanto isso, outras equipes vão atuar nos demais pontos de aglomeração e possíveis encontros das torcidas organizadas, principalmente nos terminais de ônibus da Capital. Ele afirmou, ainda, que todas as tropas especializadas da PM de Goiás serão empregadas nos jogos, inclusive o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), que, além de fazer a varredura no local dos jogos, auxiliará na segurança em pontos estratégicos da cidade.

Responsabilidades

As mudanças no esquema de segurança para todos os jogos de grandes torcidas incluem uma divisão de responsabilidades e atribuições entre a Polícia Militar, os clubes e as torcidas organizadas. Dentre as principais mudanças está o do momento da revista dos torcedores, que passa a ser feita ainda do lado de fora do estádio, e não mais nas roletas, evitando assim tumultos na hora da entrada. O clube mandante será o responsável por preparar os locais de revista e ajudar a reforçar a segurança nas imediações do estádio. No jogo do dia 30, por exemplo, o Vila Nova deverá providenciar grades de contenção para revista, e para separação de torcidas dentro e fora do estádio.

Quanto às torcidas organizadas, o subcomandante-geral da PMGO, coronel Carlos Antônio Borges, que participou da reunião, fez questão de cobrar o bom comportamento das torcidas, e ressaltou aos líderes a responsabilidade que eles têm perante os atos do restante da torcida, inclusive respondendo criminalmente em relação aos delitos cometidos.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.