Metade das famílias beneficiadas em Goiânia ainda não buscaram Kit digital

Em um mês e meio, Goiânia e outras 28 cidades da Região Metropolitana terão apenas o sinal digital de TV aberta. Com o desligamento do sinal analógico marcado para 31 de maio, as emissoras de TV e empresas envolvidas no processo têm intensificado as ações de divulgação, mas pelo menos metade da população goiana beneficiada por programas sociais do governo ainda não recebeu os kits digitais gratuitos. As famílias têm deixado para retirar o conversor digital, antenas e cabos cada vez mais perto do fim da transmissão analógica.

O presidente do Gired (grupo responsável pela redistribuição e digitalização de canais) e da Anatel, Juarez Quadros, participou de entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), na capital goiana, e mostrou preocupação com a lentidão na retirada dos kits.

“Temos 280 mil kits para entregar em Goiânia e nas outras cidades. Hoje faremos a entrega simbólica do kit 150 mil. Ou seja, quase metade das famílias beneficiadas ainda não buscou o equipamento”, afirmou o presidente da Anatel.

Para não ficar sem a programação de TV aberta, a população precisa se preparar, com a instalação de conversor e antenas digitais nos televisores. As TVs de tela fina fabricadas a partir de 2012 já possuem conversor integrado e precisam apenas da antena externa para sintonizar os canais digitais.

As emissoras de televisão já estão veiculando alertas, tarjas e cartelas em sua programação. As iniciativas atendem às determinações da Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações, que prevê inserções para alertar a população sobre a mudança que está por vir.

O sinal digital gratuito, com melhor qualidade de som, imagem e sem chuviscos, já está disponível nas cidades que fazem parte da primeira fase do desligamento em Goiás. Para saber mais sobre a distribuição dos kits no estado e locais de retirada, ligue para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.