São Paulo ainda não atingiu cota para desligamento do sinal analógico

Juarez Quadros presidente do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) e presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que 95% dos moradores de São Paulo já ouviram falar em sinal de TV digital, enquanto 98% dos habitantes de municípios do entorno sabem desta informação. Apesar disso, apenas 86% dessa amostragem está realmente apta a receber o sinal digital.

Os dados são do Ibope, em pesquisa encomendada pela Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), que entrevistou 1.078 pessoas de São Paulo — o equivalente a quatro milhões de residências — e 1.652 residentes próximos – cerca de 2,8 milhões de casas –, entre 13 e 25 de janeiro deste ano. O índice está, em tese, abaixo do determinado pelo Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), de que pelo menos 90% dos domicílios na região já recebam sinal digital para que possa ser realizado o desligamento do analógico.

Segundo o estudo, 88% das famílias – sendo 87% da capital e 88% do entorno – sabem que a TV analógica será desligada. Além disso, 8% das pessoas ficariam sem o sinal digital se, hoje, fosse desligado o serviço antigo.

Junto a Goiânia, Salvador, Recife e Fortaleza e capitais da região Sudeste, São Paulo está no cronograma de desligamento para 201. Brasília foi a primeira grande cidade a realizar o switch-off, em novembro do ano passado. A pesquisa completa do Ibope sobre a capital paulista será divulgada nesta terça-feira, 31.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.