Goiana é eleita nova presidente do Fórum Nacional dos Conselhos de Educação

A professora Maria Ester Galvão Carvalho, presidente do Conselho Estadual da Educação de Goiás (CEE-GO), órgão ligado à Secretaria da Casa Civil, foi eleita na última quarta-feira (23/11), presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, e enumerou os desafios que o colegiado pretende superar em sua gestão.

A eleição de Ester ocorreu ao final da reunião que marcou a abertura dos trabalhos da 47ª Plenária Nacional do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE) que aconteceu em Goiânia no período de 23 a 25/11.

Metas

Para Ester Carvalho a prioridade maior é a adoção de uma estratégia que promova o fortalecimento das relações do Fórum com alguns órgãos institucionais, com os quais tem uma pauta comum, como o Ministério da Educação, entre outros.

Outro propósito é o de estreitar a aproximação com a Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), como forma de romper com as dificuldades que terminam por impedir o acesso de um grande número de estudantes ao ensino superior, o que contraria as metas estabelecidas. Ela também considera importante um diálogo maior e mais frequente com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), sobretudo na apreciação conjunta das medidas que visam a modernizar e democratizar a política educacional brasileira.

De acordo com Ester, sua ascensão à presidência nacional do Fórum, projeta ainda mais o peso que Goiás vem ganhando no País, em face dos avanços conquistados na área da educação ao longo dos últimos anos. De outra parte a indicação atribui a ela responsabilidade uma muito grande diante do “elevado conceito que o Fórum tem nacionalmente”.

Também foram escolhidos vices regionais do Fórum. Na Região Nordeste, Anatércia Ramos Lopes Contreiras, do Conselho da Bahia; Norte, Eunice Bezerra de Paulo, Conselheira do Amapá; Centro-Oeste, Álvaro Moreira Domingues Júnior, presidente do Conselho do DF; Sudeste, Bernadete Galli, conselheira de São Paulo; e Sul, Oscar Alves, conselheiro do Paraná.

Ações

Na reunião de abertura dos trabalhos da Plenária, coordenados pela presidente do Conselho de Mato Grosso do Sul, Eva Maria Katayama Negrisolli,foram  abordados  temas importantes. Destaque para a formulação de uma minuta estabelecendo uma maior colaboração entre os Conselhos Estaduais, sobre avanços na qualidade e eficiência da Educação à Distância, respeitando a autonomia dos conselhos nas suas normativas sobre o assunto.

A presidente do Conselho de Goiás, Ester Carvalho, apresentou a ferramenta Esfera, já usada pela área da educação no Estado, e que permite o acompanhamento dos processos com agilidade, controle e transparência. Desse modo se obtém não só uma efetiva otimização na análise de processos, bem como se conhece com mais rapidez seus resultados.

O encontro avaliou ainda o desempenho das comissões ligadas ao Fórum Nacional de Conselhos Estaduasi de Educação (FNCE) com a indicação de seus novos titulares. Para a comissão do Sistema Nacional de Educação foi indicado como coordenador o presidente do Conselho do Distrito Federal, Álvaro Moreira Domingues Jr. A comissão de Formação de Professores foi conferida a Bernadete Galli, do Conselho de São Paulo. E, por último, foi criada a Comissão de Educação Especial.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.