TBC em alta definição vai ser inaugurada em dezembro

Desde agosto em fase de teste, o sinal digital na TBC será inaugurado na primeira quinzena de dezembro. A data foi definida depois que a comissão criada na Agência Brasil Central (ABC) com o objetivo de finalizar a implantação do sistema de alta definição na TV, também conhecido como HDTV (high-definition television), apresentou o resultado dos estudos realizados ao presidente Humberto Tannús Júnior.

De acordo com o coordenador do grupo de trabalho (GT), Rodrigo Leandro, a migração ainda não foi finalizada porque pequenos ajustes estão sendo feitos e é necessária a total confiabilidade operacional dos novos equipamentos. Para melhorar a gestão do sistema e também acompanhar o trabalho dos técnicos, a ABC contratou, por meio de licitação, a operação assistida, que é uma consultoria responsável pela transição da migração do sistema analógico para o HDTV.

Na prática, a mudança representa melhor qualidade de som e imagem. Será o adeus definitivo aos ruídos e chuviscos que, no caso do sinal analógico, podem aparecer na telinha do aparelho televisor. Vale lembrar que o processo de digitalização começou em 2011 e demandou investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões, recursos obtidos por meio de financiamento junto ao Banco do Brasil.

Humberto Tannús Júnior avalia que o novo sistema de transmissão vai tornar a TBC mais competitiva e também será importante para implementar uma área comercial mais forte na emissora.

PROGRAMAÇÃO – A grade de programação da TBC também foi pauta de debate nesta semana. O GT responsável por esse estudo sugeriu à presidência da ABC a ampliação de programas próprios, já que atualmente eles ocupam apenas cerca de 20% do espaço na emissora. A comissão analisou linguagem, periodicidade, tamanho, qualidade e até a possibilidade de remanejamentos de horários, caso necessário, de todos os programas veiculados pela TBC, inclusive terceirizados.

A ideia, segundo Jarleo Barbosa, é deixar para trás a retransmissão de desenhos da rede e fortalecer a produção local por meio da cultura, do jornalismo e da publicidade. Dessa forma, foram apresentadas várias alterações, levando em consideração a melhoria do que já existe e a efetivação de novos programas. A inserção de interprogramas, com duração de 5 minutos no horário matutino, voltados a temas como saúde, direito do consumidor e meio ambiente, foi outra inovação sugerida pela comissão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.