TV Assembleia e Câmara Municipal de Goiânia será transmitida em canal aberto

Na tarde desta terça-feira (14), no Salão Nobre Henrique Santillo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helio de Sousa (PSDB) e o presidente da Câmara de Vereadores de Goiânia, Anselmo Pereira (PSDB), assinaram um protocolo de intenções para a difusão das programações das TVs das duas casas legislativas em canal aberto com sinal digital.

O gestor da Rede Legislativa no Estado de Goiás, Afonso Lopes, explicou que a parceria já tem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que o canal aberto da TV Assembleia foi concedido pela Câmara Federal e se trata de uma subdivisão da permissão já utilizada pela Rede de TVs Legislativas. “No canal 61 funciona a TV da Câmara Federal. Pelo sistema chamado Multiplex, esse canal pode ser composto por outras três programações simultâneas. No canal 61.3 já funciona a TV Senado. Agora com essa parceria, a TV Assembleia vai dispor do canal 61.2 e as Câmaras Municipais do 61.4”, detalhou o jornalista responsável pela transição da TV.

O diretor de Comunicação da Assembleia, Tulio Isac Carneiro, destacou que, na primeira fase de implantação do projeto, a fim de reduzir o impacto financeiro, a TV Assembleia e a TV Câmara Municipal vão compartilhar o espaço do canal aberto, que vai veicular as programações das duas emissoras. “A expectativa é que essa etapa seja cumprida até o fim do ano. Então, numa segunda fase, a TV Câmara vai migrar para o canal 61.4, no qual vai propagar a programação das Câmaras Municipais que passarem a integrar a Rede de TVs Legislativas em Goiás”, aponta o diretor.

No ato de assinatura do convênio, o vereador Anselmo Pereira lembrou o compromisso feito pelo atual presidente da Assembleia de conferir mais transparência às ações da Casa e definiu que a medida é coerente com essa proposta. “Esta TV aberta será uma maneira de democratizar as informações, que precisam chegar gratuitamente ao eleitor para que ele compreenda a responsabilidade do voto e participe da política. Essa atitude da TV Assembleia de abrir o canal para as Câmaras interessadas vai contribuir para a prestação de contas dos homens públicos”, acredita o presidente da Câmara Municipal de Goiânia.

O deputado Helio de Sousa informou que espera concluir o projeto até o fim do mandato como presidente da Casa. “Já iniciamos o convênio com as Câmaras de Rio Verde e Jataí e está em tramitação o estabelecimento da parceria com a Câmara de Goianésia. Estamos em contato com as Casas de Leis de outros 17 municípios para alcançar esse objetivo e levar a Rede Legislativa de Goiás para até 85% da população goiana”.

O presidente da Alego considerou esse acordo de cooperação como um momento histórico,  por aproximar a população do trabalho realizado no Parlamento. “A população às vezes não conhece o político que elegeu. Esse canal aberto vai mostrar nossas ações, nosso trabalho, nossa determinação de dias melhores para o Estado”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://al.go.leg.br

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.