Jogo entre Atlético e Vila Nova terá ação do Maio Amarelo

O jogo Atlético Goianiense x Vila Nova, que acontecerá no Estádio Serra Dourada neste sábado, dia 28/05, às 16h, contará com grande ação educativa do Maio Amarelo. Com início previsto para as 14h30, profissionais de saúde, do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH) da SES-GO, Detran, UEG e Corpo de Bombeiros estarão nos dois decks dentro do estádio para receber o público presente e oferecer ações em saúde e educação para o trânsito.

Na ocasião, será divulgado novo projeto de pesquisa que trará o perfil dos acidentes que envolvem motociclistas jovens e homens. O objetivo é orientar políticas públicas para atingir esse grupo, que em 2015 sofreu 70% das internações por acidentes de trânsito. A proposta será apresentada pelo OMSH.

Pela Secretaria de Estado da Saúde será oferecido o “Pit Stop da Saúde”, com equipes que farão testes de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual e avaliação de Índice de Massa Corpórea (IMC). Detran e UEG farão todo o trabalho de conscientização, com distribuição de material educativo e blitz educativa.

O Corpo de Bombeiros fará diversas simulações de resgate de vítimas de acidentes de trânsito, dentro do estádio, e levarão, inclusive, sucatas de veículos para esse trabalho.

“Escolhemos o estádio Serra Dourada porque é lá que está o público-alvo das nossas ações”, diz a coordenadora de Vigilância das Violências e Acidentes da Secretaria de Estado da Saúde, Maria de Fátima Rodrigues.

De acordo com a especialista, o homem jovem faz parte do grupo que mais se acidenta e morre no trânsito. “Essa ação no estádio tem por objetivo buscar cada vez mais a conscientização desses jovens, para que possamos reduzir esse número de mortes”, argumenta.

O banco de dados do Sistema de Informação de Mortalidade do SUS informa que, em 10 anos (2004 a 2013), em Goiás, 80% dos óbitos por acidentes de trânsito foram do sexo masculino; nesse mesmo período, em Goiânia, foram 79% do sexo masculino.

A taxa de mortalidade por acidentes de trânsito tolerável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 11,1 para cada grupo de 100 mil habitantes. No Brasil, em 2013, essa taxa foi de 21,02 e, em Goiás, em 2013, de 32,67. São 5.800 acidentes registrados em 2015.

O Observatório, por meio do Projeto Vida no Trânsito, é um colegiado entre diversos órgãos que busca analisar e elaborar fontes de dados conjugadas sobre os acidentes de trânsito.

Acidentes em 2013

Número de óbitos no Brasil por acidentes: 42.266

Número de óbitos em Goiás: 2.011

Maio Amarelo

A ação do próximo sábado faz parte das comemorações do Maio Amarelo, mês de luta contra acidentes de trânsito. Em Goiânia, os acidentes com motos chegam a tomar cerca de 70% dos leitos dos hospitais.

No Estado, do total de 5.800 acidentes registrados em 2015, têm-se o registro de 4.053 acidentes com motociclistas, 821 com pedestres, 486 com motoristas de carro, 222 ciclistas e os demais com outros tipos de veículos.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Violências e Acidentes da SES, Maria de Fátima Rodrigues, diz que a dupla álcool e direção ainda está no topo das principais causas.

“Todas essas ações são fruto dos estudos de impacto elaborados pelo Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas”, finaliza Maria de Fátima, coordenadora do Observatório.

São parceiros do Maio Amarelo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Detran-GO, Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH), Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-GO), Programa Educando e Valorizando a Vida de UEG, Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.