Canal Saúde, NBR e TV Escola passam a ser transmitidos na TV digital aberta do RJ

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, participou na sede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Rio de Janeiro (RJ), do evento que marcou o início da transmissão de canais do Poder Executivo na TV digital aberta na capital carioca. Os canais NBR, TV Escola e Canal Saúde passam a ser transmitidos no formato de multiprogramação no canal da EBC, que já estava em funcionamento.

O evento, que também contou com a presença dos ministros da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Edinho Silva e Celso Pansera, respectivamente, apresentou a nova tecnologia disponibilizada ao telespectador, que oferece uma plataforma interativa de informações de serviços públicos, denominada Brasil 4D, que é baseada em quatro eixos: Digital, Desenvolvimento, Diversidade e Democracia. No mesmo sinal da TV Brasil (2.1), o cidadão também poderá sintonizar NBR (2.2), TV Escola (2.3) e Canal Saúde (2.4).

Ao destacar que o processo de implantação dos canais foi coordenado pelo Ministério das Comunicações (MC), André Figueiredo ratificou a relevância da comunicação pública. “Precisamos defender a radiodifusão educativa, comunitária, executiva e legislativa, pois são ferramentas de integração nacional”, afirmou.

“Vamos estimular a criação de conteúdo em fronteiras de desenvolvimento, como já ocorre na Amazônia Legal. A população deseja acompanhar as informações oriundas da sua localidade, sem a obrigatoriedade de receber somente conteúdos de outras regiões”, pontuou, ao ratificar a construtivos dos novos veículos na mobilização nacional contra o vírus Zika, que inclui a participação dos Correios e das Forças Armadas.

Segundo Edinho Silva, o momento é histórico para o país, pois estão sendo viabilizados novos mecanismos de difusão das informações. “Seguindo as orientações da presidente Dilma Rousseff, construímos um processo integrado de comunicação nacional, que é um constante desafio para a democratização dos dados, independente do interesse comercial”, destacou. “Com esse serviço, fortalecemos os laços com a população brasileira para avançar no diálogo sobre as necessidades do país”, acrescentou.

Sobre a gestão da saúde pública, o gestor da Secom defendeu a integração de todo o país. “Nesse sentido, temos a batalha contra o vírus Zika. Devemos enfrentar com o apoio dos canais, que difundem a eliminação do vetor do mosquito. Assim, zelamos pelo futuro dos futuros brasileiros”, comentou.

O ministro Celso Pansera relatou que o Brasil precisava de um projeto de comunicação nesse formato, pois existem demandas específicas em todas as regiões. “Essas plataformas serão essenciais para a conscientização dos cidadãos para as questões relevantes, como a saúde pública”, ratificou. “O próximo passo é criar um espaço para falar de tecnologia e inovação. Vamos trabalhar para alcançar mais essa meta”, projetou.

A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-presidente da EBC, Mauro Maurici, do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, de parlamentastes, dirigentes de entidades públicas, e representantes do setor de radiodifusão.

Cronograma

As transmissões começaram em Brasília, no último mês de dezembro, e, em março, o mesmo vai ocorrer em São Paulo. Até o fim deste ano, o projeto chegará à Belo Horizonte e Porto Alegre. Até 2019, está prevista a implantação dos canais em 279 municípios com população acima de 100 mil habitantes.

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.