Governo estuda criar linhas de créditos para migração do rádio AM para FM

A principal preocupação de grande parte das rádios que farão a migração para o FM pode estar perto do fim.

O ministro das Comunicações, André Figueiredo, afirmou que negocia com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a criação de linhas de crédito para financiar a compra de novos equipamentos e para o pagamento da mudança de outorga.

Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro”, da EBC, Figueiredo disse que várias rádios em municípios de menor porte vão ter dificuldade para se equipar e também para pagar o valor da mudança da outorga.

“Por isso já tivemos um diálogo com o BNDES e estamos buscando linhas de crédito”, afirmou.

Na terça-feira (24), em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Comunicações apresentaram os valores da migração que variam de R$ 8,4 mil para emissoras em municípios de até 10 mil habitantes a R$ 4,4 milhões para radiodifusoras da região metropolitana de São Paulo.

Na avaliação do ministro, o valor é justo para o ganho na qualidade de transmissão que a mudança vai proporcionar. Ele explicou que para a construção da tabela de valores foram levados em conta aspectos econômicos relacionados ao Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, além do alcance da rádio. “Chegamos a uma tabela que não são valores irrisórios, mas são valores justos para o padrão de qualidade que essa migração vai propiciar”, disse.

Segundo Figueiredo, 78% das emissoras de rádio AM já manifestaram o interesse em migrar para a FM e a expectativa é chegar a 100% no decorrer de três ou quatro anos. O ministro explicou que a migração não é obrigatória, mas a tendência é que as rádios AM sejam cada vez menos sintonizadas pelos ouvintes. “Não é obrigatório, é optativo. Acreditamos que num espaço de tempo, mesmo não tendo o caráter da obrigatoriedade, vai ter o caráter da necessidade uma vez que essa migração aconteceu no mundo desenvolvido como um todo”, disse.

O ministro das Comunicações também falou sobre a consulta pública para debater a revisão do modelo de prestação de serviços de telecomunicações no Brasil. Com a iniciativa, o governo espera a participação de empresas do setor e da sociedade em geral no envio de sugestões sobre possíveis mudanças no marco legal do setor.

Definidos valores da migração do rádio AM para FM http://blog.auvaromaia.com/?p=27556

Rádios AM de Goiânia vão migrar para o FM http://blog.auvaromaia.com/?p=19989

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. Governo sempre querendo arrecadar em cima de quem trabalha e produz. Quanto a melhorar gestão, diminuir custos e medidas para acabar a corrupção, isso nem passa pela cabeça do governo……

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.