Começou a contagem regressiva para desligamento da TV analógica em Rio Verde

Começou hoje a contagem regressiva de 60 dias para o encerramento das transmissões analógicas da TV aberta em Rio Verde, em Goiás. A cidade inaugura o calendário de desligamento das transmissões analógicas estabelecido pela Portaria nº 2.765, de 8 de julho de 2015 do Ministério das Comunicações, que se estenderá até 2018.

Desde a meia-noite, os moradores do município podem acompanhar a contagem na tela do televisor permanentemente. A partir de 29 de novembro de 2015, a programação da TV aberta estará disponível em Rio Verde somente no formato digital. O fim das transmissões analógicas é necessário para a implantação dos serviço móvel pessoal de quarta geração em 700 MHz, faixa de frequência hoje ocupada pela radiodifusão.

A inserção da contagem regressiva fixa na tela faz parte da campanha informativa obrigatória determinada pela Portaria 3.205/2014 do Ministério das Comunicações. A portaria estabelece ainda que, em intervalos regulares e com periodicidade crescente ao longo de 360 dias, uma tarja informativa sobre o desligamento e a logomarca do sinal analógico devem ser aplicados sobre a programação.

A tarja e a logo estão sendo inseridas nas transmissões analógicas das regiões que terão o sinal analógico desligado entre abril e agosto de 2016 (Distrito Federal, São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia). Em novembro de 2015, estes elementos serão aplicados sobre a programação das emissoras da região do Rio de Janeiro, que terá as transmissões analógicas encerradas em novembro de 2016.

Contagem regressiva começa em Rio Verde

As pessoas que visualizarem o “A” e a tarja em suas telas devem tomar providências para continuar assistindo a TV aberta no formato digital. Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa, até a data de desligamento do sinal analógico para garantir a recepção da TV Digital.

Se a televisão é nova e contiver um conversor de TV Digital integrado, poderá ser preciso providenciar a antena adequada para a recepção neste formato, caso o domicílio ainda não tenha. A grande maioria dos modelos mais novos de TV, ditos de tela fina (plasma, LCD, LED etc.), já possui um conversor de TV digital integrado, mas é recomendável consultar o manual do produto para ter certeza.

As antenas e os conversores podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas e inclusive em sites de e-commerce. Os cadastrados no Programa Bolsa Família não vão precisar gastar, porque serão distribuídos gratuitamente kits com antenas e conversores externos.

O sinal analógico somente será interrompido na data prevista se 93% dos domicílios que hoje recebem a TV aberta analógica terrestre em cada região estiverem aptos a receber a TV aberta digital terrestre. A aferição do percentual é feita por meio de uma pesquisa domiciliar. Se essa condição não for atingida, o desligamento não é realizado.

EAD

Além da campanha obrigatória dos radiodifusores, também está em andamento a campanha publicitária da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD), associação sem fins lucrativos composta por Algar, Vivo, Claro e TIM. Essas prestadoras adquiriram o direito de explorar a faixa de 700 MHz para a prestação do serviço móvel.

A EAD é responsável por auxiliar os brasileiros a compreender as providências que devem ser adotadas para permitir que todos possam continuar assistindo à TV aberta em seu formato digital, fornecer os kits para os cadastrados do Programa Bolsa Família, realizar a pesquisa de aferição da meta de 93% e adotar outras medidas para assegurar o sucesso da transição da TV aberta analógica para a fase digital.

A EAD também é responsável por uma página especial sobre o assunto na internet (www.vocenatvdigital.com.br) e pela central de atendimento telefônico gratuito (o número é 147). Na campanha em andamento em Rio Verde, o símbolo escolhido pela EAD foi o mascote Digital, que está presente em diversos espaços publicitários (painéis, outdoors, traseiras de ônibus) e em filmes veiculados na televisão.

GIRED

O processo de digitalização total da TV aberta brasileira com a subsequente implantação do 4G LTE é coordenado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired). O Grupo é presidido por Rodrigo Zerbone, conselheiro da Anatel, e conta com representantes do Ministério das Comunicações, das empresas de telecomunicações que adquiriram a subfaixa na licitação da faixa de 700 MHz e dos radiodifusores.

Cabe ao Grupo acompanhar, disciplinar e fiscalizar o trabalho da EAD.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anatel

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.