Valorizar é preciso antes que nosso futebol acabe

Artigo de Josiel Meneses  !

Valorizando a base As vezes fico sem entender o posicionamento de algumas pessoas que trabalham em nosso futebol. Quando da passagem do técnico Enderson Moreira pelo Goiás E.C. , aconteceram muitas criticas ao comandante, por ele não estar se utilizando de jogadores da base do verdão. Naquele ano o time sub. 18 conseguiu sua melhor participação na Copa São Paulo de juniores, foi o vice campão da competição, perdendo na final para a boa equipe do Santos. As criticas foram duras e sem poupar adjetivos ao então treinador do Goiás. A afirmação era de que ele não estava dando oportunidades aos garotos da base esmeraldina, preferindo trazer jogadores de outros clubes para compor o elenco. Na história recente já com o treinador Ricardo Drubscky, o treinador apostou nas categorias de base do Goiás com o apoio da diretoria, dando oportunidades aos chamados pratas da casa, o time vinha bem na competição, mais sem muita empolgação em campo. Passou ainda pelo clube o técnico Vagner Lopes, que também deu moral para os garotos da casa. Para oxigenar o elenco o treinador foi trocado, o novo comandante é Helio dos Anjos, o trabalho está tendo continuidade com a valorização dos garotos, time taxado de inexperiente , mais que está liderando o campeonato goiano de ponta a ponta, as vezes não faz boas apresentações mais não deixa de vencer as partidas. Pelo menos nós da crônica esportiva, precisamos avaliar e entender o momento do futebol brasileiro, que passa por dificuldades financeiras, claro temos exceções, mais são poucos clubes com o diferencial financeiro no Brasil. Vejo que temos que ter paciência com a garotada, não só do Goiás E.C., mais do Vila Nova, Goiânia e outras equipes que trabalham e tentam valorizar as categorias de base. Quando se fortalece a matéria-prima, o produto sai sempre com boa qualidade. Quando se fala em jogadores vindos das escolinhas dos clubes, em Goiás temos que lembrar que até a rivalidade fica mais gostosa, como foi bom numa final ver por exemplo, jogadores com cabelos pintados nas cores do clube por exemplo e outras provocações respeitosas. Não podemos esquecer que grandes craques que brilharam em nosso futebol, começaram por aqui mesmo, ou chegaram bem jovens para os nossos times, sempre é bom relembrar; Luvanor, Tim, Baltazar, Luiz Frazão, Zé Teodoro, Rony, Carlos Magno, Marco Antônio, Lindomar, Bil, Wando, Tuira, Linconl, Macalé, Valdeir, Fernandão, Héber, e muitos outros que merecem todo nosso respeito, por ter brilhado aqui e fora do Estado. Portanto creio que precisamos repensar o apoio aos nosso clubes e seus garotos, para que se fortaleçam, junto principalmente das torcidas, para que retornem aos estádios. Pobres como são nosso clubes seria ilusão querer nesse momento, que alguém por aqui ganhe um título nacional, utopia não cabe no futebol.

Josiel Meneses é locutor das Radio Brasil Central, á 38 anos.

Jornalista/Radialista e formado em Gestão pública pela UEG.

Ex- vereador por Aparecida de Goiânia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. Boa noite

    Concordo plenamente, times que contratam sem ter condições financeiras, sem pensar em estruturar e se organizar administrativamente, em um primeiro momento pode até agradar a torcida, mas depois vem o rombo (bolha estoura) com sérias consequências, inclusive essa de não valorizar e dar chance aos pratas da casa.
    O pior são estes times que nem categorias de base tem….
    Agora, vendo o lado das leis esportivas, tem que ter uma mudança onde se possa ter uma segurança maior para times formadores.

    Parabéns Josiel pelo comentário.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.