Câmara dos Deputados vai homenagear Dia da Liberdade de Imprensa

No dia 28 de abril, às 10h, será realizada na Câmara dos Deputados uma sessão solene em homenagem ao Dia da Liberdade de Imprensa e de Expressão. Para o autor do requerimento, deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), infelizmente, a liberdade de imprensa e de expressão encontra-se ameaçada no Brasil.

A homenagem faz parte do calendário de eventos promovidos pelo Instituto Palavra Aberta, que prevê uma série de debates sobre o assunto. No dia 12 de maio, acontecerá a 10ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, que reunirá acadêmicos, parlamentares e profissionais da comunicação. O encontro será na Câmara dos Deputados e terá como tema ” A censura na atualidade – do politicamente correto à intolerância”.

A iniciativa tem o apoio da ABERT, ANER, ANJ E ABAP. O Dia da Liberdade de Imprensa e de Expressão é comemorado em 3 de maio por iniciativa da Organização das Nações Unidas e da UNESCO, a data foi escolhida quando da assinatura da Declaração de Windhoek, em 1991.

A Declaração foi aprovada por diversos países durante seminário sobre a “Promoção da Independência e do Pluralismo da Imprensa Africana”. A partir daí, a Assembleia Geral da ONU decidiu instituí-la como marco histórico da liberdade de imprensa no mundo – consagrada no Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abert

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.