Rádio Brasil Central pede socorro

A Rádio Brasil Central-AM foi fundada em 03 de março de 1950 (65), nasceu com o slogan “comunicando com o mundo”, já que tinha grande alcance, e o seu sinal ultrapassava o território Nacional.

Neste aniversário de 65 anos de existência, não temos muito o que comemorar. Foi se o tempo em que se tinha muito orgulho de trabalhar na nossa grande emissora, rádio pioneira no Centro Oeste, foi o ponto de apoio para que fosse possível acontecer as transmissões realizadas por ocasião do lançamento, construção e inauguração de Brasília, Capital de nosso País. Na época varias emissoras do Sul , Sudeste, Norte e Nordeste, entraram em cadeia com a potente Rádio Brasil Central para poder levar aos ouvintes as ultimas notícias relacionadas a essa profunda mudança que acontecia no Planalto Central. Por operar com 50 Kilos nos transmissores, dominou grandes regiões com sua audiência. Nos anos 70,80, 90 e até 2000, o desejo de muitos profissionais da comunicação entre técnicos, produtores ou locutores era trabalhar na mais importante e potente Rádio do Centro Oeste. Para a tristeza de muitos ouvintes as coisas mudaram, atualmente o mau gerenciamento e a falta de planejamento de gestores que assumiram o comando dos órgãos que tem responsabilidade sobre a nossa Rádio Brasil Central ( AGECOM), vem “deteriorando” essa que foi por muito tempo o único ponto de apoio para quem mora distante dos centros urbanos, locais em que sequer tem energia elétrica, para que a pessoa possa ligar um aparelho de TV, se valendo do famoso radinho de pilha, para atualização dos acontecimentos pelo Brasil afora.

Os cativantes ouvintes da Brasil Central-AM que estavam acostumados a ter esse apoio, agora se sentem órfãos, perdidos,abandonados, é o que declaram através de cartas enviadas aos profissionais da emissora. Programas noticiosos como o Mundo em Sua casa e o Correspondente Brasil Central criados a décadas, não alcançam mais nossos ouvintes de interior, assim como os programas musicais diários, fonte de entretenimento do dia a dia. Nossa querida Radio Brasil Central, sempre trabalhou em três frentes de transmissões, ondas médias (KHZ-AM, 1270) ,curtas (KHZ -OC, 11.815 e tropicais(KHZ-OT,4.985), as duas últimas à mais de dois anos estão fora do ar, com os transmissores desligados, quebrados a primeira, a nossa AM, vem capengando para não morrer, transmite atualmente com um fraco sinal que sequer chega a alcançar 3 kilos de potência, um verdadeiro absurdo, já que o sinal é bem inferior a várias emissoras de rádios comunitárias.

O que estão fazendo com a nossa Brasil Central-AM é um crime e precisa ser resolvido. Nos últimos anos quem comandou a extinta AGECOM, não teve qualquer respeito com o maior patrimônio de uma emissora, os seus ouvintes, que sempre são fieis e muitas vezes apaixonados pelo prefixo. Outro ponto é que através da Brasil Central o próprio Governo do Estado, tinha uma mídia potente e de graça, para divulgar suas ações e os benefícios levados a população em qualquer canto de Goiás, o que não é mais possível hoje, devido a baixa frequência. É triste saber que recursos entraram na AGECOM e que nada foi destinado, para a trocar dos transmissores e voltar a poder usar o nosso slogan”comunicando com o Mundo”. Estamos em épocas de mudanças a esperança é que nosso novo comandante goste de rádio, e possa ter o interesse de modificar o panorama atual. Aqui faço um pedido de socorro, ao nosso grande líder Governador Marconi Perillo, para que nos ajude a salvar a Rádio Brasil Central-AM, um patrimônio de Estado que está na UTI.

Josiel Meneses é locutor das Radio Brasil Central, á 38 anos.

Jornalista/Radialista e formado em Gestão pública pela UEG.

Ex- vereador por Aparecida de Goiânia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. Boa noite

    Sou um dos torcedores que se soma a essa corrente para que a RBC volte a ser o que já foi.
    Que o Governador e a nova direção tenham disposição e que consigam colocar a RBC no lugar que nunca deveria ter saído. O mesmo gostaria que ocorresse com a TV com uma remodelação total, com produções locais de boa qualidade além de também, é claro, investir em equipamentos melhorando a imagem e alcance.

  2. Me lembro de aos 15 ou 16 anos ,ouvir pelas OC a RÁDIO BRASIL CENTRAL A.M ,aqui
    aonde eu moro-no interior de SÃO PAULO(cidade de JUNDIAÍ) …
    Nela ouvia EVANDRO CAMPOS…RUPERT TILIKERSON…E 01 programa esportivo que
    sempre passava Às 11h00 da manhã !!!! Chegou À ter a participação do saudoso (pra
    nós aqui de São Paulo) LOUREIRO JR….Cheguei Á ouvir as transmissões de alguns jogos
    da COPA DA ITÁLIA EM 1990 por ela…E confesso que ao ler este texto ,fiquei triste pelo
    que fizeram com a emissora….É o que dá quando metem políticos incompetentes pra
    comandar meios de comunicação !!!!

  3. RÁDIO BRASIL CENTRAL UMA EMISSORA QUE OUÇO DESDE OS ANOS 70/80 E ME LEMBRO MUITO BEM QUANDO EU ESTAVA AINDA NAMORANDO A NÉLCINA HJE MINHA ESPOSA QUE ESTAMOS JUNTOS JÁ A QUASE 40 ANOS. SEMPRE QUANDO EU IRIA AO ENCONTRO DELA NO MEU CAMINHÃO TINHA UMA MOTORÁDIO SE NÃO ME ENGANO COM 12 FAIXAS DE ONDA E SINTONIZAVA MUITO BEM ESSA EMISSORA E NÃO ME ESQUEÇO DO PROGRAMA DA NOITE COM VICENTE IGLÉSIAS….SAUDADES..SAUDADES…HJE GRAÇAS A INTERNET OUÇO ESSA RÁDIO COM UMA PERFEIÇÃO QUE DA GOSTO.ENQUANTO EU VIVER QUERO SEMPRE ESTAR OUVINDO A RÁDIO BRASIL CENTRAL..AMO ESSA EMISSORA.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.