Segundo meio de comunicação mais utilizado no País continua sendo o Rádio

O rádio permanece como o segundo meio de comunicação mais utilizado no País, mas seu uso contínuo caiu na comparação com a PBM 2014 (de 61% para 55%). Em compensação, um número maior de entrevistados declararam ouvir rádio diariamente, de 21% em 2014 para 30% em 2015, apesar de 44% declararem que nunca o fazem.

Ao contrário da televisão, o hábito de ouvir rádio ocorre, principalmente, no período da manhã, em especial das 6h às 9h. A maior parte dos entrevistados (63%) afirmaram que a principal razão para a escolha do meio é a busca por informação.

O levantamento também apontou que as FMs são as emissoras preferidas por 74% dos brasileiros, enquanto 14% declararam gostar mais das AMs. No entanto, diferenças regionais e sociais influenciam na decisão. Moradores do Sul do País ouvem mais rádios AMs (22%) do que a média nacional, assim como as pessoas com escolaridade até a 4ª série do ensino fundamental (25%). As FMs são as preferidas pelos brasileiros com ensino médio (81%) e superior (83%).

Além disso, a maior parte dos entrevistados afirmaram ouvir rádio enquanto realizam outras atividades, como tarefas domésticas ou quando se alimentam. Apenas 16% disseram ouvi-lo exclusivamente.

Realizada pelo Ibope, a PBM entrevistou mais de 18 mil pessoas em todo o País e confirmou a predominância dos meios eletrônicos nos hábitos de consumo da população brasileira.

LEIA AQUI A PESQUISA NA ÍNTEGRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação da Presidência da República

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.