Emissoras temem prejuízo sem publicidade de cerveja

A recente restrição à publicidade de cerveja aprovada pela Justiça deve mexer no caixa das emissoras.

Na semana passada, a Quarta Turma do Tribunal Regional Federal, com base em uma ação do Ministério Público Federal, determinou que publicidade de bebidas com teor alcoólico igual ou superior a 0,5 graus Gay Lussac, como cerveja e vinho, só devem ir ao ar na TV e no rádio entre 21h e 6h. Esses comerciais também não poderão ter imagens associadas a esporte, direção de veículos ou desempenho sexual.

O problema é que a industria cervejeira é uma das maiores anunciantes da TV e patrocinadora de eventos esportivos, como o futebol.

Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, entre junho e julho, período de Copa do Mundo, Globo, Band, SBT, Record e RedeTV! exibiram 3.675 inserções comerciais de cerveja só em São Paulo.

Somado, o valor bruto (sem descontos) dessas ações chegam a R$ 82 milhões. Nos pós-Copa, em agosto e em setembro, o estudo contabilizou cerca de 2.100 inserções publicitárias de cerveja na televisão em SP, somando investimento bruto de R$ 48 milhões.

A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) vai recorrer da decisão na Justiça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Folha de São Paulo

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.