Novo instituto de pesquisa vai medir a audiência até do ‘gatonet’

O GfK, instituto alemão que se prepara para medir a audiência da televisão paga e aberta no Brasil, pretende ultrapassar a fronteira dos assinantes legais da TV por assinatura.

A empresa, que pretende fazer frente ao Ibope, promete instalar peoplemeters (aparelhos que aferem audiência) em casas que possuem ligações clandestinas de TV paga, os famosos “gatonet”.

Para dirigentes do instituto, ligações piratas de TV paga são uma realidade no país e não podem ser ignoradas pela pesquisa de audiência.

Se no sorteio dos domicílios da amostragem de uma região houver uma casa com ligação clandestina, o GfK diz que não vai retirar a residência da amostra nem denunciar o usuário da ligação.

A audiência será aferida por comparação de áudio. Para o instituto, não interessa qual a via receptora do sinal de TV, enquanto o Ibope não mede audiência nessas casas.

No Brasil, a TV por assinatura é assistida por quase 24 milhões de lares: 19 milhões de domicílios conectados legalmente ao serviço e, segundo a associação do setor, mais de 5 milhões de ligações piratas.

A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) diz que o “gatonet” prejudica o setor, que deixa de gerar empregos e de pagar impostos sobre uma arrecadação legal de quase R$ 5 bilhões por mês.

 

 

 

 

 

 

 

 

Folha de São Paulo

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.