Levantamento do Uol mostra que Globo só exibe clássicos do Corinthians na TV aberta

Os clubes paulistas já fizeram, até agora, nove clássicos no Campeonato Brasileiro, mas só aqueles que envolveram o Corinthians foram parar na TV aberta. Levantamento feito pelo Uol Esporte mostra que a Globo, dona dos direitos de transmissão, tem abdicado dos confrontos diretos envolvendo São Paulo, Palmeiras e Santos.

Desde o início do Campeonato Brasileiro, nenhum clássico sem o Corinthians foi exibido na TV aberta. Santos x Palmeiras, Palmeiras x São Paulo, São Paulo x Santos e Palmeiras x Santos foram trocados por outros jogos, enquanto todos os confrontos entre o Corinthians e seus rivais foram exibidos pela Rede Globo, dona dos direitos de transmissão.

No primeiro turno, o Santos venceu o Palmeiras por 2 a 0 às 19h30 de uma quinta-feira, com transmissão apenas no pay-per-view. Um dia antes, a Globo transmitiu o São Paulo visitando o Bahia e chegou a 18 pontos na aferição do Ibope – a média do torneio é de 16, segundo dados divulgados pela Máquina do Esporte.

Palmeiras e São Paulo, primeiro clássico de Kaká após o retorno, foi preterido de forma surpreendente por Cruzeiro e Santos. Era o primeiro jogo “solo” do clube da Vila Belmiro na TV aberta, já que todas as suas aparições anteriores haviam ocorrido contra os rivais. O resultado foi de 16 pontos, modesto, mas dentro da média.

São Paulo e Santos, último clássico do primeiro turno, foi substituído pelo duelo entre Grêmio e Corinthians. A derrota do time alvinegro em Porto Alegre fez a audiência cair para 15 pontos. O último clássico que ficou “escondido” na TV fechada foi o duelo entre Palmeiras e Santos, quando a Globo de novo preferiu o clube do Parque São Jorge, desta vez contra o Inter.

A política dará uma trégua pela primeira vez nas próximas rodadas. De acordo com o desmembramento dos jogos divulgado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última terça, o clássico entre Corinthians x Santos, pela 33ª rodada, será o primeiro do time de Mano Menezes fora da TV aberta. Na ocasião, a Globo transmitirá Vitória e São Paulo.

Na semana seguinte, porém, o expediente será utilizado novamente. A pedido da TV, o jogo entre São Paulo e Palmeiras foi agendado para 19h30 do dia 16 de novembro (domingo), para que a Globo pudesse transmitir Bahia x Corinthians, às 17h. O último clássico do ano, entre Santos e São Paulo, na antepenúltima rodada, ainda não tem data e horário definidos.

A atenção especial ao Corinthians explica-se pela audiência. Grande atração da Globo em São Paulo, o clube do Parque São Jorge foi protagonista dos dois melhores resultados da emissora no Ibope em todo o Brasileiro, justamente nos clássicos. A vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo no Itaquerão rendeu 21 pontos, enquanto o dérbi contra o Palmeiras, no primeiro turno, também na casa alvinegra, fez o canal chegar a 20 pontos.

O Corinthians arrasta consigo a audiência da Band, que retransmite a competição em parceria com a Globo, sempre com o mesmo jogo da principal. De acordo com um levantamento feito pela Máquina do Esporte,  jogos do clube do Parque São Jorge dão quase um ponto a mais em média do os confrontos das demais equipes, somadas as audiências das duas emissoras.

A ideia de “esconder” os clássicos que não envolvem o Corinthians, porém, começou a ser aplicada apenas neste Brasileiro. No primeiro semestre, durante o Paulista, a Globo só deixou um clássico de fora da sua grade – o jogo entre Palmeiras e São Paulo foi trocado pelo duelo entre Ponte Preta e Corinthians.

O problema é que no Estadual o desempenho dos jogos do Corinthians foi bem superior aos demais. Quando o clube do Parque São Jorge enfrentou Santos, Palmeiras e São Paulo, a Globo marcou 21, 20 e 20 pontos, respectivamente. Os demais clássicos não passaram da faixa dos 16, bem abaixo na comparação, o que pode ajudar a explicar a estratégia posterior.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uol.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.