Só deve começar em 2017 expansão da rede de internet 4G

A expansão da rede 4G (internet ultrarrápida móvel) no país não vai começar antes de 2017, embora o segundo leilão dessa tecnologia tenha sido feito nesta terça-feira (30).

Segundo a agência, a medida que posterga o início do serviço foi tomada para dar segurança ao processo.

A frequência usada para o novo trafego de internet 4G (na faixa de 700 MHz) ainda é ocupada pelas emissoras de TV. É por meio dela que se transmite a programação da TV aberta (as “faixas de frequência” são como grandes avenidas, por onde trafegam as informações).

Porém, os canais analógicos deixarão de existir, dando espaço aos canais digitais –com mais qualidade de som e imagem. Nessa mudança, as TVs desocuparão a faixa de 700 MHz, migrando para outra mais baixa (470 MHz a 697 MHz).

O Ministério das Comunicações elaborou um calendário para o desligamento dos canais analógicos e início oficial da TV digital.

O cronograma determina que isso seja feito gradualmente, o que reduz a possibilidade de falhas e dá mais tempo para para a adaptação do novo modelo e a realização de testes.

Já a expansão da internet 4G, segundo determinação da Anatel, só poderá ser iniciada em cada município brasileiro um ano após o desligamento dos canais analógicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Folha de São Paulo

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.