Representantes de Rádios Públicas discutem normatização da rede de emissoras

Terminou nesta sexta-feira (12/09) a II Reunião da Rede Pública de Rádios (RPR) na sede da EBC, em Brasília, que reuniu representantes das cerca de 40 emissoras que compõem o grupo. A tônica do encontro foi o debate sobre a criação de uma norma de rede, que vai regulamentar a troca de conteúdos e as relações entre as rádios públicas.

Os participantes discutiram a construção de um documento que visa estabelecer parâmetros que respeitem a autonomia dos veículos de acordo com as realidades locais. A norma será importante para alinhar coberturas conjuntas realizadas pelas emissoras, a exemplo do que ocorreu na Copa do Mundo da Fifa, cujos direitos de transmissão pela Rede Pública de Rádios foi adquirido pela EBC.

Para o diretor da rádio Universitária de Fortaleza, Nonato Lima, a experiência de transmissão do mundial foi fundamental para enriquecer o debate. “Partimos da experiência recente da Copa para podermos projetar o futuro, tendo como base a norma da rede. Ela dá o fundamento da troca de conteúdos e orienta como você concretiza o diálogo”, ressaltou Nonato.

A reflexão sobre os erros e acertos da cobertura do campeonato mundial também foi um tema debatido durante o encontro. O gerente da Rádio Nacional da Amazônia, Mario Sartorello, membro do grupo de trabalho da Rede, também ressaltou a importância desta transmissão. “Teve retorno bacana das pessoas que entravam nessa cobertura”, afirmou. “Muitas relataram ganho de audiência e reconhecimento das populações locais. Ficou compreendido que esse tipo de ação foi a mais importante.”

Gerente executivo de Rede, José Roberto Garcez comemorou a participação das emissoras e a troca de experiências realizada na reunião. “Tem muita identidade entre as rádios no seu trabalho. Percebemos nesse debate que a maioria já possui os mesmos princípios que a EBC valoriza”, avaliou Garcez. “Temos condição de fazer essa Rede que mostra a diversidade do país, pois contamos com bons produtores de conteúdo nas emissoras parceiras”, comemorou.

A reunião abordou também a discussão sobre as formas de financiamento. Teve espaço também o debate sobre a produção de conteúdos para multiplataformas – TV, rádio e web. Os dois dias do evento encerraram com a audição de alguns dos programas produzidos pelas rádios e a apresentação para as emissoras do projeto da EBC em parceria com a UNESCO para a criação da Escola Nacional de Comunicação Pública.

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.