Vitor Belfort consegue licença e vai enfrentar Chris Weidman

A espera acabou. Após meses de incerteza e dúvidas, Vitor Belfort finalmente recebeu, por votação unânime, a licença para lutar no estado de Nevada, nos EUA. Em audiência acontecida nesta quarta-feira em Las Vegas, a Comissão Atlética do estado americano (NSAC) concedeu a permissão para que o brasileiro voltasse a competir profissionalmente no MMA. Com a decisão da entidade, Belfort foi confirmado como o próximo adversário de Chris Weidman na disputa do cinturão dos pesos-médios no UFC 181, que acontecerá dia 6 de dezembro, em Las Vegas. Após a votação, a Comissão afirmou que Vitor será testado pelo restante de sua carreira, até se aposentar, e que será responsável pelos custos dos testes, que podem ser realizados em qualquer hora e lugar. O brasileiro, que chorou durante seu depoimento, concordou com todas as condições apresentadas pela NSAC.

A audiência teve início às 14h (de Brasília), e o sexto item da pauta do dia – que ainda inclui a definição do futuro de Chael Sonnen, que deve ser o último atleta a ser ouvido na reunião – foi o caso de Belfort. O brasileiro compareceu pessoalmente ao local, acompanhado de seu advogado. Ele foi ouvido por alguns minutos, apresentando justificativas para ter sido flagrado no exame antidoping realizado no dia 7 de fevereiro, quando esteve em Las Vegas para receber o prêmio de “Nocaute do Ano” pelo chute aplicado em Luke Rockhold, no UFC em Jaraguá do Sul.

O lutador chegou cedo e ficou repassando os últimos detalhes com o seu advogado, mas aparentava tranquilidade. Ele se sentou na terceira fileira da sala e foi surpreendido por Chael Sonnen, que fez questão de cumprimentá-lo quando adentrou o recinto.

Logo no início da sessão, Vitor Belfort leu o seguinte comunicado. Veja na íntegra:

“Membros da Comissão, meu nome é Vitor Belfort.

Eu gostaria de lutar em Las Vegas. Quando o teste foi feito eu estava considerando aplicar para um TIU (autorização para exceção) para fazer uso de TRT para lutar em Las Vegas, mas fui surpreendido. Eu confirmo a essa Comissão que eu estava abertamente fazendo uso de TRT há vários anos e eu tinha tomado a dose no dia anterior a do teste. O meu nível de testosterona estava acima do permitido e eu me responsabilizo por isso. Também me responsabilizo pelo fato de não ter me comunicado com a Comissão abertamente sobre o meu tratamento.

Eu divulguei voluntariamente o resultado de todos os exames que fiz, com resultados normais.

Em 2006, eu não tinha a intenção de tomar substâncias proibidas (nota da redação: na época, Vitor foi pego no antidoping pelo uso de hidroxitestosterona após enfrentar Dan Henderson ainda pelo PRIDE. O lutador foi multado e suspenso por nove meses, mas acabou furando a suspensão e enfrentando Ivan Serati no Cage Rage 21 na Inglaterra).  Eu sei que cometi um erro, fui suspenso e paguei o preço. Hoje, eu não pretendo lutar em nenhum lugar, nem em Nevada ou fora de Nevada, antes de dezembro. Quero que a Comissão saiba que eu vou me submeter a qualquer teste. Se a Comissão me der a licença, eu concordo em não lutar em nenhum lugar a não ser Nevada antes de dezembro. Prometo não lutar em nenhum lugar antes dessa data. Espero que a Comissão me garanta a minha licença hoje (pausa para choro) e prometo que estarei pronto para a luta.”

Ao fim do comunicado, a Comissão questionou se o lutador tinha uma autorização de exceção à regra para fazer TRT em fevereiro e ele confirmou.

– Eu lutei no Canadá e depois no Brasil e tive a “exemption” (autorização por exceção) quando estava lutando no Brasil. Eu nunca escondi nada de ninguém. Acredito que no dia anterior ao do teste eu tomei as injeções e por este motivo, segundo o meu médico, o resultado deu acima. Eu tomava uma injeção duas vezes por semana e naquele dia, como eu estava viajando, eu tomei uma injeção para a semana toda. Acredito que, por essa razão, como era uma injeção maior, o resultado acabou saindo  alterado. Quando eu lutei no Canadá e Pensilvânia também fiz uso de TRT.

O advogado de Belfort afirmou que as comissões sabiam que ele estava fazendo uso de TRT e que os seus níveis estavam normais. Logo após, ele disse não saber se essas comissões haviam feito algum processo de exceção.

A NSAC perguntou se Vitor confirmava duas questões: não lutar antes de dezembro e ainda não ter contrato assinado para lutar em dezembro. O advogado do lutador garantiu que não havia nenhum contrato assinado, mas revelou que eles tiveram uma reunião com o UFC na terça-feira, na qual foi proposto a Belfort lutar no dia 6 de dezembro em Las Vegas.

Em seguida, um dos membros da Comissão declarou que eles não desistirão de testá-lo até o dia da sua aposentadoria

– Nós vamos te testar até o dia em que você se aposentar. Na minha opinião, você deve ser testado até o fim da sua carreira.

Vitor respondeu:

– Na vida eu não acho que você pode conquistar algo sem sacrifício. A razão pela qual estou aqui, estou aberto e estou procurando isso, é por achar que todo mundo tem que seguir as regras, quem quer que queira disputar o titulo ou continuar nesse esporte. Vocês são uma autoridade que eu respeito, eu tenho essa vontade e o compromisso.

O mesmo membro respondeu:

– Eu acredito nele, mas não quero que pareçamos tolos. Não quero ser cego, quero garantir totalmente que não vamos nos envergonhar da decisão de hoje. Entre agora e dezembro eu espero que qualquer comissário possa te testar e espero que eles determinem as datas. Isso significa que se você estiver no Brasil ou em qualquer lugar você terá que fazer o possível para cooperar.

Após os depoimentos e as deliberações a Comissão emitiu seu veredito:

– Vitor Belfort tem concedida a licença para lutar no estado de Nevada, e terá de cumprir as seguintes condições: não lutar antes de dezembro, lutar em Las Vegas e se submeter a qualquer teste que nós solicitarmos em qualquer lugar em que estiver, sendo responsável pelas despesas. Além disso, não lutará fora do estado de Nevada até dezembro. Seu legado vai ser determinado daqui para a frente. Lhe desejamos o melhor – finalizou a Comissão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://sportv.globo.com/

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.