Corinthians quer que rádios passem a pagar pelos direitos de transmissão dos jogos

Desde o ano passado uma queda de braço é travada entre os departamentos de comunicação e marketing do Corinthians com a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp). Há algum tempo, o clube paulista tomou para si a gestão de quem é relacionado para cobrir os jogos do Corinthians quando é o mandante.

A medida acabou com uma prática absolutamente comum e histórica no meio esportivo, que é a entrada de jornalista com a apresentação da credencial que lhe dá direito de entrar em campo. Boa de princípio, assim como a meia-entrada para estudante, a carteira de jornalista perdeu, com o tempo, sua função primordial. Mesmo em “folga”, o jornalista vai ao jogo, usando logicamente o pretexto de acompanhar a partida. Mas, na prática, raramente vai a partidas além da do time de coração.

Até pouco tempo, isso não era um grande problema, uma vez que não eram muitos veículos nem muitos jornalistas credenciados. Mas, com a proliferação de novos veículos com o advento de internet e, sequencialmente, os blogs, o número de profissionais credenciados pela Aceesp tornou-se gigantesco. E isso, especialmente em jogos de alta demanda, tem se tornado um problema para clubes, associação e profissionais que trabalham nas partidas.

Com o argumento de que o jornalista que torce para o Corinthians decide ir ao jogo com a carteirinha e, assim, não remunera o clube, o alvinegro passou a gerir o controle de profissionais da mídia às partidas. Agora, o clube exige um pré-credenciamento dos profissionais, algo que é comum em outros estados e, principalmente, em eventos de alta demanda.

A medida, que teve respaldo jurídico, agora deve invadir outra seara. A diretoria de marketing do Corinthians confirmou que tem interesse de ampliar a discussão sobre a atuação das emissoras de rádio na cobertura de jogos do clube. A ideia é fazer com que as rádios passem a pagar pelos direitos de transmissão dos jogos.

Se realmente comprar essa briga, o Corinthians pode finalmente conseguir fazer algo que, no Paraná, já algum tempo o Atlético Paranaense de certa forma conseguiu solucionar tendo espaço na grade das emissoras de rádio para programas próprios e/ou publicidade.

Com o tamanho e a influência na mídia que possui, o Corinthians poderá recuperar um erro histórico da gestão esportiva no Brasil. Muito da gratuidade das rádios na transmissão do esporte está vinculada à relação de Paulo Machado de Carvalho com o futebol. Dono da Record e fundador da Jovem Pan, Carvalho deu um “jeitinho” lá nos anos 40 e 50 para que o futebol fosse transmitido de graça.

Na época, o rádio era o principal meio de comunicação do país, e o futebol ainda não era a unanimidade de hoje. Para os dois, era uma relação interessante. Depois, com o advento da TV, a receita que o rádio poderia dar ao futebol tornou-se secundária e, por isso mesmo, ignorada pela maioria dos clubes.

Agora, com uma gestão mais profissional, a tendência é que as instituições passem a olhar toda fonte de receita como valiosa. Cobrar a transmissão das rádios é algo absolutamente natural e compreensível dentro desse novo cenário. Ainda mais porque essa prática é regra quando se refere à transmissão de grandes eventos, como Fórmula 1, Liga dos Campeões da Europa, Copa do Mundo, torneios de tênis ou Jogos Olímpicos, para citar alguns exemplos.

Após fechar o cerco à farra de cronistas, o Corinthians quer diminuir a farra das rádios. E isso pode ser uma ótima notícia para o mercado como um todo. Por mais que a mídia vá espernear.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.radioenegocios.com

Comentarios Recentes

  1. Pensa se acontecer isso de rádio pagar direitos pela transmissão de futebol ninguém aqui em goias vai fazer mais jogos, só a CBN com a nacional e a Bandeirantes na Nacional também …..

  2. sinal dos tempos, dono de radio e equipe de esporte, ganha dinheiro transmitindo jogo de graça, e os clubes não ganham nada, tem que acabar com esta farra mesmo, quer faturar e ter lucro, tem que pagar

      1. amigos o radio nao tem tanto dinheiro quanto a tv. e mais se tiverem que pagar nao vai para clubes, e sim para a Zoiuda da Rede Globo que é dona de tudo, tudo mesmo ate a CBF.

        1. É VERDADE O DINHEIRO SE RÁDIO TIVER QUE PAGAR DIREITO VAI PARA A GLOBO QUE É DONA DO CAMPEONATO AI A GLOBO ESCOLHE COMO VAI REPASSAR A VERBA, TEM UMA MAFIA NESSE NEGOCIO DE TRANSMISSÃO QUE NA TV FICA COM A GLOBO E TO VENDO QUE O FUTURO VAI SER O SISTEMA GLOBO FAZENDO TUDO ATÉ NO RÁDIO E REPASSANDO MIGALHAS COMO FAZ COM A BAND NA TV.

    1. A sua comparação não tem sentido algum, Ronaldo. Quando eu vou ao estádio eu pago o meu ingresso. As redes de televisão também pagam e porque as emissoras de rádio que têm lucro com o futebol não podem pagar?

  3. Esta proposta tem ganhando fortes indícios de acontecer. O Atlético Paranaense travou uma briga com a rede Globo e com as emissoras de rádio justamente por causa da detenção dos direitos de transmissão. É bom que os meios de comunicação fiquem espertos, pois isso logo logo deve acontecer.

  4. Sergio, não sei se você é do meio, mas pelo jeito não, assim como o André. Mas se lucro que vocês enxergam fosse tão grande no rádio, emissoras como 820, 730, não estariam quase passando o pires, como agora. Nem parece que vocês leêm esse blog. Por que vocês acham que a 820 terceirizou o esporte? Deve ser porque a emissora nada em dinheiro por causa disso. O buraco é bem mais embaixo.

    Paulo Vitor, você falou do Atlético-PR, mas é não podemos nos esquecer que essa iniciativa, travestida de “profissionalização” nada mais é que um revanchismo de um dirigente que levou porrada por anos da imprensa. Ele até tem direito de querer cotas de transmissão maiores, mas proibir seus atletas de falarem com outras emissoras de rádio e tv que não sejam a oficial do clube é o cúmulo. Nem nos EUA isso acontece.

  5. o radio nao tem tanto dinheiro quanto a tv. e mais se tiverem que pagar nao vai para clubes, e sim para a Zoiuda da Rede Globo que é dona de tudo, tudo mesmo ate a CBF.

  6. O rádio é mídia, publicidade para os clubes de graça!!! Quem chama ou incentiva os torcedores a irem nos estádios são as rádios!! Totalmente diferente da TV que só tira os torcedores dos estádios!! Ridículos essa ideia!!

  7. sabe quanto um anunciante paga em media por uma inserção de 30 segundos nos veículos de Rádio do Interior? 20 reais. numa rádio como a tupi do rio chega a 600 reais. Quanto os clubes pagam por em media duas horas de programas diários para as emissoras promoverem suas marcas? nada!

  8. Gostei de ler alguns comentários de pessoas que tem noção da realidade do Rádio, por exemplo, na Copa das Confederações nem uma Rádio de Curitiba transmitiu o evento, e sabe porque??? não tem retorno comercial, a cada ano mais emissoras estão deixando de transmitir futebol. Agora se vc acha que o futebol é um grande negocio fica aqui a minha sugestão, procure uma Rádio e passe a vender propaganda, a comissão é de 20 por cento, quem sabe vc possa ficar rico. em contra partida o que os clubes pagam para o Rádio??? eu acho que o Rádio deu muito mais para os clubes do que os clubes para o Rádio. se continuarem com esta política idiota de querer tirar dinheiro da onde não tem em breve com certeza não haverá mais futebol no Rádio Brasileiro.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.