É comemorado hoje o Dia Mundial da Televisão

Mais do que uma tecnologia que transmite sons e imagens em movimento, a televisão tem em seu conteúdo uma referência sobre a realidade social, econômica e cultural de uma sociedade. Quem hoje imaginaria o mundo sem ela?

Por isso, a Organização das Nações Unidas instituiu uma data especial para celebrar a criação deste veículo de comunicação de massa que revolucionou o mundo, marcou décadas, ajudou a construir democracias e hoje se renova com as tecnologias digitais.
De acordo com uma resolução de 1996, o Dia Mundial da Televisão é celebrado em 21 de novembro. A data foi instituída no primeiro Fórum Mundial de Televisão, evento que reuniu representantes da comunicação para discutir a crescente importância da TV no mundo, sua evolução e formas de intensificar cooperação mútua entre organizações privadas e governos.

O presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Luís Pardo Sainz, lembra que o objetivo da data é inspirar os países a promover intercâmbios de programas de TV com foco em questões como a paz, segurança, desenvolvimento econômico e social e intercâmbio cultural.

No Brasil, a televisão virou um fenômeno desde que a primeira transmissão em 1950. É para muitos a principal fonte de informação, entretenimento e cultura. Impacta positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); desenvolve jornalismo de qualidade que leva informação essencial à formação de opinião do cidadão; fiscaliza ações dos poderes públicos.

“Como principal instrumento de difusão de informações, a TV aberta cumpre papel de responsabilidade social na divulgação de políticas públicas e ações do Governo, campanhas sociais e educativas. Nenhuma outra mídia supera a televisão aberta na penetração e abrangência”, elogia o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

A  transição do sinal analógico para o digital é um marco para a televisão aberta desde o advento da TV em cores, em 1972. Sinais de TV com imagens em alta resolução, câmeras simultâneas, interatividade como a Internet. Tudo isso é parte do universo da TV digital, que “traz a renovação de um dos maiores patrimônios da população brasileira”, completa o presidente da Abert.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Abert

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.