Rede social que mais pauta jornalistas é o Twitter

Resultado de pesquisa feita com mais de 500 jornalistas do Brasil e do México foi divulgado nesta segunda-feira, 30, e indica o Twitter como rede social que mais auxilia no trabalho da imprensa. A PR Newswire, que atua em soluções para a área de marketing e comunicação, realizou um estudo para descobrir de que maneira os jornalistas estão incorporando as mídias em sua rotina profissional.

Quando questionados sobre qual rede social mais poderia influenciar no trabalho, 73,4% apontaram o microblog. O Facebook veio na sequência, com 18,7% e o Orkut foi lembrado por 2,3% dos entrevistados. Para confirmar que as redes sociais estão inseridas no cotidiano dos profissionais e fazem parte da troca de informações, 79,7% afirmaram que as utilizam para entrar em contato e se relacionar com fontes.

Além de um apoio na hora de produzir matérias, as redes sociais também são fontes de informações e podem render pautas para os veículos de comunicação. 83,3% dos participantes da pesquisa admitiram ter usado dados que nascem na rede como um trending topic, do Twitter, por exemplo.

A companhia realizou a etapa brasileira com um questionário online. No total, foram 305  jornalistas de diferentes tipos de veículos e de várias partes do país responderam às perguntas. Esta foi a primeira pesquisa aplicada visando entender as transformações e impactos que das redes sociais no cenário midiático.

De acordo com Janaína Weigel, diretora de Relações com a Mídia & Marketing da PR Newswire na América Latina, é possível concluir que as redes sociais estão influenciando a forma de se fazer jornalismo no Brasil e no México, o que confirma a importância das mesmas para a comunicação como um todo. “Sem dúvida as mídias sociais já foram incorporadas ao escopo e rotina de trabalho. Ainda há espaço para aprimorar melhores práticas, tornando as ferramentas ainda mais eficientes”, diz.

 

 

 

Comunique-se.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.