Quase duzentos mil em multas foram aplicadas este ano para rádios e TV

O Ministério das Comunicações já aplicou quase R$ 200 mil em multas e suspensões desde o início do ano. São 52 sanções a emissoras de radiodifusão, sendo 10 suspensões e 42 multas. Desde terça-feira, a lista de todas as sanções aplicadas estão sendo divulgadas periodicamente no site do ministério.

A lista divide as sanções de acordo com o serviço de radiodifusão, informando o valor da multa aplicada em cada caso e inclui apenas as infrações ligadas a conteúdo ou questões jurídicas, que são as aplicadas pelo Ministério das Comunicações. As sanções técnicas ou por operação clandestina não entram na relação, por serem de responsabilidade da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De janeiro a maio deste ano, a maioria das sanções foi para rádios FM. Em seguida, vieram as rádios comunitárias e rádios AM. As infrações mais comuns foram aplicadas a empresas que deixaram de veicular A Voz do Brasil e não comunicar ao ministério eventuais mudanças no quadro diretivo das empresas. No caso das emissoras comunitárias e educativas, uma das ações mais notificadas foi a veiculação de publicidade comercial.

De acordo com o diretor do departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério daa Comunicações, Octavio Pieranti, a iniciativa segue a tendência da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no dia 16 de maio, de dar mais transparência aos atos do governo.

 

Tudo Rádio com informações da Aesp.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.