Goiás segue Coritiba e monta campanha por Estado

Após o Coritiba ter criado campanha para evidenciar as qualidades do Estado do Paraná, o Goiás decidiu repetir a estratégia, com foco na própria origem. A equipe apresentou o “Nosso clube, nosso Estado”, ação que irá ganhar espaço nas mídias goianas a partir desta semana, com inserções nas afiliadas da Rede Globo e na Sportv, canal da TV paga pertencente ao grupo carioca voltado para esportes.

“Como nós temos inserções na Globo, por causa da negociação que fizemos dos direitos de transmissão, vamos usar parte delas para divulgar essa campanha que está sendo feita. Vamos colocá-la também no Sportv para falar do projeto”, afirma Marco Goulart, gerente de marketing esmeraldino. Outras mídias, como rádio, impressos e mesmo propriedades no entorno do clube também serão usadas.

A primeira parte da campanha montada pelo Estado de Goiás foi o lançamento do terceiro uniforme, feito com base nas cores da bandeira local, composta pelas cores azul, amarelo e verde. Ao time e à Lotto, fornecedora de materiais esportivos responsável pela confecção da peça, atrelar a camisa a uma causa “nobre” também serve como incentivo para que o torcedor a consuma com maior apetite.

Depois de engajar a torcida com a terceira camisa e o plano de comunicação, o Goiás pretende estimulá-la a adquirir pacotes de pay-per-view da Globo. Segundo o contrato assinado no último ano, o montante recebido pela equipe cresce à medida que essa modalidade é consumida pelo público. “E no mês que vem, aniversário do clube, vamos juntar as comemorações à campanha pelo Estado”, acrescenta.

Com mote bastante similar, o Coritiba lançou no início de fevereiro deste ano o “Amo minha terra, torço pelo meu Estado”. A campanha paranaense, bem como a goiana, tem como objetivo fazer com que a população do respectivo Estado torça por equipes dele, em vez de Corinthians, Flamengo, entre outros times paulistas e cariocas que normalmente têm altas taxas de torcedores mesmo distantes da origem.

Goiás estende promoção para Copa do Brasil

A promoção criada pelo Goiás no meio da temporada passada, em junho, para aumentar a quantidade de torcedores nas partidas da Série B do Campeonato Brasileiro, foi estendida mais uma vez, dessa para a Copa  do Brasil. Amanhã a noite, quem estiver com a camisa da equipe alviverde irá pagar meia-entrada para o jogo contra o Paulista-SP, a ser disputado no estádio Serra Dourada.

Não há certezas a respeito do lucro ou prejuízo que essa ação causa aos cofres goianos. Se por um lado ter mais torcedores uniformizados no estádio faz com que mais royalties sejam recebidos da Lotto, fornecedora de materiais esportivos do time, por outro, essa promoção representa resignar de metade das receitas oriundas desses ingressos. Em meio a esse dilema, o clube prefere apostar na primeira hipótese.

“É o momento de contar com o torcedor, e não é algo que cause algum prejuízo muito grande, porque aumenta um pouco o número do público e também os royalties“, pondera Marco Goulart, gerente de marketing do Goiás. Por essa razão, a meia-entrada para quem estiver com a camisa alviverde valerá para toda a Copa do Brasil.

Para a nova temporada da Série B, contudo, a estratégia ainda está sendo analisada. “Nós vamos estudar para ver que tipo de promoção podemos fazer, e na verdade cada jogo é uma história”, adianta o dirigente goiano. A jogada pode ser ativada apenas em confrontos com menor apelo diante da torcida, segundo Goulart. Essa promoção, vale lembrar, também tem sido usada durante o Campeonato Goiano deste ano.

 

Máquina do Esporte.

Comentarios Recentes

  1. A Camisa Do Goiás Já Estava Pronta O Ano Passado Valeu!! Eu Moro Aki Em Curitiba E Torço Para O Goiás E Vi Sim Na Tv O Coritiba Fazer Essa Campanha, Mas Vc Querendo Dizer Que O Goiás Copiou Vc Ta De Palhaçada Parceirow!

  2. O movimento Goiás, meu único time existe há muito tempo. A influência dele é que foi responsável pelo terceiro uniforme homenageando a bandeira do nosso Estado. Tem nada a ver com o Coritiba.

  3. Com certeza a campanha do Goiás é mais antiga que a do Coritiba.. Alias, essa campanha começou na torcida esmeraldina, bem antes ainda que o próprio Goiás pensar em segui-la.. O Goiás realmente copiou essa campanha, mas foi da sua própria torcida e não do Coritiba.. Bem equivocada essa reportagem..

  4. Tudo que for feito para valorizar nossos times, seja Goiás, Vila ou Atlético, é válido. Somos goianos e temos que torcer sim pelos nossos times, ou corremos o risco de ficar igual Brasilia, sem time, sem identidade, tendo que torcer para times de fora e assistir aos jogos apenas pela TV.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.