As maiores torcidas do Brasil

A nova edição da Revista Placar (com o ex. jogador do Goiás,Fernandão do Inter-RS na capa) traz uma pesquisa com o tamanho das torcidas brasileiras. Algumas surpresas e novas tendências aparecem no estudo da TNS Sports, empresa inglesa que pesquisou 13 capitais brasileiras.

A pesquisa tem um foco diferente: todos os números foram colhidos de torcedores que realmente gostam de futebol. Entre as 64 perguntas que cada pesquisado teve de responder, a principal era se o entrevistado acompanha e consome futebol. Por isso os números são expressivos. Afinal, trata-se de um público consumidor.

Os maiores times do Brasil (21 ao todo) ocupam a preferência de 74,81% dos fãs da bola. A Seleção (sim, tem gente que torce só para o Brasil) e os demais clubes dividem a parcela restante. O glorioso Londrina, por exemplo.

Como já era de se esperar, o Flamengo segue com a maior torcida do País, com 15,34% da preferência. Mas o Corinthians colou. Os paulistas já tem 14,83%. Mesmo na crise, o Timão cresce. Aliás, crsceu nos últimos anos, com Tevez & cia. Mas quem cresce mesmo é o virtual pentacampeão brasileiro. O São Paulo, que vive o segundo “boom” da história (a Era Telê foi o primeiro), tem 11,89%. Me lembro de uma entrevista do ex-presidente do Tricolor paulista, Marcelo Portugal Gouvêa, dizendo que em 10 anos o projeto sampaulino é de ocupar o posto de maior torcida do Brasil. Pelas conquista e ações de marketing (lembram-se da parceria com a warner ?) o São Paulo caminha a passos largos para tanto, com a ajuda de Fla e Corinthians.

Depois de anos doutrinados pelo rádio carioca, os torcedores, que se acostumaram a ver mais o futebol de SP pela TV, já preferem os bandeirantes aos cariocas. Por isso, o Palmeiras tem a quarta torcida do País (8,58%), à frente do Vasco (4,47%), que por sua vez está à frente do Santos (3,8%).

A resistência fora do eixo começa com a dupla mineira. Mesmo que por uma diferença apertada, a pesquisa quebra a imagem de que o Atlético-MG tem a maior torcida das Alterosas. O Cruzeiro lidera, com 3,38%. O Galo tem 3,04%. Depois, seguem Botafogo (2,12%) e Fluminense (1,66%), também mudando a imagem de que o Fogão é o menor dos cariocas.

O Grêmio tem a maior torcida entre os clubes do Sul do Brasil. O Tricolor gaúcho ficou com 1,19% das indicações. O crescimento do Furacão nos últimos anos fez com que o Atlético ultrapassasse o Inter e ocupasse o segundo posto da região, com 0,62%. Porém, nacionalmente, entre Grêmio e Atlético estão o Bahia, maior do Nordeste (0,77%) e Sport Recife (0,70%). O Vitória é outro que aparece à frente do Colorado gaúcho. Os rubro-negros soteropolitanos tem 0,57%, pouco à frente do Inter, com 0,55%.

Cinco clubes encerram nacionalmente a lista dos mais citados. Goiás (0,38%), Coritiba (0,35%), Santa Cruz (0,27%), Náutico (0,22%) e Paraná (0,09%) fecham os 21 times.

Cidades

Os resultados por cidades mostram algumas tendências também. Das 13 principais capitais brasileiras, apenas Manaus e Brasília tem um forasteiro na liderança: o Flamengo. De fato, os times amazonenses mal aparecem na pesquisa. O manauara gosta bastante da Seleção, que tem mais torcida que Vasco e São Paulo na cidade. A mesma tendência é vista na capital federal, que tem como destaque a forte presença de torcedores do Atlético-MG: 7%.

Em Belém, quem manda é o Paysandu. O time está à frente do Remo, 34% x 23%. Fortaleza é alvinegra. O Ceará tem 26,3% da torcida local, contra 22,4% do Fortaleza. Em Goiás, fim da lenda de que o Vila Nova tem mais torcida que o Goiás. O verde tem 23,7% da preferência local, quase quatro vezes mais que o Vila, com 6,6%. O Tigrão ainda está atrás de São Paulo, Brasil, Palmeiras e Corinthians. Mas ganha do Flamengo.

Recife é rubro-negra. Nada menos que 43% dos fãs de futebol da cidade torcem pelo Sport. O campeão brasileiro de 1987 está bem à frente do Santa Cruz (27,2%) e do Náutico (19,2%). Mesmo assim, o trio domina a preferência, sem muitas citações para os times do eixo. Na vizinha Salvador, dá Bahia: 38%. As decepções tricolores nos últimos tempos permitiram o avanço do Vitória, que já tem 25,3% da preferência.

Atrás do Grêmio no geral, o Inter manda em Porto Alegre. A diferença é pequena: 49,7% à 48,4%. No Rio Grande se constata a menor divisão clubística do país. Apenas 2% dos portoalegrenses não são Inter ou Grêmio. A revista não divulgou como estes 2% estão divididos. Mas, conhecendo os gaúchos, é provável que Juventude, Caxias e a Seleção Uruguaia estejam à frente do Flamengo, por exemplo.
Aquela história de que Santa Catarina é quintal de carioca está desmentida. Pelo menos em Florianópolis. Na ilha, 19,2% dos torcedores são Avaí. O Figueirense, mesmo na Série A, está atrás, com 17,8%. Os cariocas, surpreendentemente, não aparecem na listagem dos mais votados. Depois do Figueira, em Floripa, vêm Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Inter e São Paulo.

Curitiba é atleticana. O Furacão tem 30,8% da torcida na capital do Paraná. A vantagem para o Coritiba, porém, não é tão grande. O Coxa tem 28,7% da torcida. Em terceiro vem o Paraná, bem atrás da dupla Atletiba: 9,8%. Curitiba é, das principais capitais brasileiras, a que mais tem citações de times de fora do Paraná. Na lista divulgada aparecem, depois do Trio de Ferro, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Flamengo e Santos.

O Cruzeiro domina Belo Horizonte, com 42,4% da torcida. Depois, vem o Galo, com 38,4%. Já 19,2% da cidade prefere times de fora – ou o América. Talvez isso explique a derrota dos Mineiros no próprio Estado. Em Minas, a maior torcida é do Flamengo: 19,9%. Depois vem a Raposa (16,6%) e o Atlético local, 13,5%.

O Flamengo vence em Minas e é claro, no Rio. No Estado e na capital. A diferença na Cidade Maravilhosa é menor que no resto do Estado. Na cidade, o Fla tem 48,8%, contra 24,1% do Vasco. O Botafogo tem mais torcida que o Fluminense: 12,2% a 11,9%. No Estado, o Flamengo cresce e o Bacalhau e a dupla Vovô encolhem. Pela ordem: Fla 56,3%, Vasco 22,9%, Botafogo e Fluminense 9,7%.

Para encerrar (ufa!) a análise, São Paulo. O maior Estado brasileiro tem 32,9% de corintianos. O São Paulo tem 25,6% da preferência, seguido do Palmeiras, com 15,3%. O Santos está na cola do Verdão, com 14,5%. Mas justamente por ser o único do quarteto que não é da capital, o Peixe encolhe na cidade de São Paulo. Na paulicéia, dá Corinthians, com 34,8%, São Paulo, 27,7% e Palmeiras,17,7%. O Santos tem somente 5,7% dos torcedores da capital paulista.

Um outro dado interessante da pesquisa está fora do Brasil. Os torcedores do Brasil gostam muito do Campeonato Espanhol. Ronaldinho e cia. são acompanhados por 20% dos torcedores tupiniquins.

 

http://www.interney.net/blogs/deprimeira

Comentarios Recentes

  1. 1) A torcida do Avaí é maior na Ilha, isso é fato, mas nos arredores da Grande Florianópolis, a do Figueirense equilibra. E Santa Catarina tem muitos times no interior. O joinville, por exemplo, desbanca as torcidas da capital.

    2)O relato é que o Vila Nova tem a maior torcida de GOIÂNIA! Não do estado inteiro.

    1. Oi Antonio, como vc je1 deve ter lido mil vezes aqui, o tempo na California virou uma grande loetira. Nenhum ano e9 igual ao outro, e e9 impossedvel prever como sere1 o amanhā. Acabamos de ter 4 lindos dias de outono, e parece que os prf3ximos 4 serāo com chuva e frio. Portanto, nāo posso respender sua pergunta, sob risco de estragar sua viagem com a previsāo errada. Fevereiro e9 historicamente um mes ruim pra viajar por aqui? c9, mas ningue9m sabe como sere1 fev de 2012. Bj

  2. Em Goiás, fim da lenda de que o Vila Nova tem mais torcida que o Goiás. O verde tem 23,7% da preferência local, quase quatro vezes mais que o Vila, com 6,6%.

    Maior do centro-oeste!!
    Goiás E.C.

  3. Essa pesquisa foi feita somente em capitais.
    e todos sabemos que as capitais não representam a realidade de todos os estados.
    PB,BA,MG,CE,SC,PA,PI Por exemplo tem nos times locais suas maiores torcidas nas capitais. mas no interior ficam bem atrás de clubes do Rj e Sp.

    portanto os institutos de pesquisas deveriam melhorar e modernizar esse sistema de captação de opniões olhando um pouco mais pro interior dos estados.

    Expero que nas próximas façam pesquisas de abrangência nacional e pelo menos nas 50 maiores cidades fora das regiões metropolitanas.

    1. Caro João,

      Além dos clubes de futebol dos estados de SP, RJ, RS e PE, as principais agremiações de MINAS GERAIS detém maioria sim no interior, levando-se em conta todo o grandioso estado. Nas regiões próximas às fronteiras com SP e RJ, de fato as torcidas de times paulistas e cariocas são maiores, mas isso não implica que CRUZEIRO e ATLÉTICO-MG estão atrás de qualquer um deles na contabilização geral. Conheço diversas regiões deste estado e afirmo isso com muita convicção. As torcidas de fora sequer detêm 20% da preferência do estado. Avante TIMES MINEIROS…MG MERECE MUITO MAIS GLÓRIAS E HONRAS, tendo em vista a grandeza e importância desta unidade da federação!

  4. NOSSA ESSIS POVO EINGRAÇADO TORCIDA DO GOIAS MAIOR KI A DO VILA? KKKKKKKKKKK
    MOSS KEM E MAIOR AKI E NOIS SEM DUVIDA
    ESQUADRAO VILANOVENSE O MAIOR MOVIMENTO DO CENTRO OESTE DESDE –1994

    1. Não sei pq a supresa… Toda pesquisa diz isso há mais de 10 anos, que o Goiás tem a maior torcida não só do estado como de GOiânia.

      E isso é provado na maioria dos “clássicos” e em todos os outros números.

  5. Vascão tem muita mais torcida do que esses 4,47% aí apresentados!!! Eu quero saber algum dia o que voces tem contra o Vasco!!! Fala sério,de acordo que a torcida do Fla é maior do que a nossa, mas por eles quatro vezes com mais torcida do que a gente é errado! Aqui onde moro as torcidas do flamengo domina e logo depois vem o Vasco! Voces são farsantes e espero que algum dia voces tenham dignidade e respeito e colocar a torcida do vasco no lugar que ela merece!!! 11% já para o vascão!! valeu!

  6. Não sabia q o Santos tinha essa torcida toda….
    Vitória chegando perto do jahia…. no Brasil a torcida q mas cresceu entre os jovens. Tbm né, em 11 anos o jahia não ganhou nenhum titulo.

  7. Bom dia Maryanne,Em fevereiro, perodio 05 a 09, estarei em San Francisco com minha familia (04 pax). Vocea poderia informar se a chuva compromete os passeios a pe9 e qual e9 a temperatura me9dia nesse peredodo?. Ainda em raze3o do clima, gostaria de saber se vocea aconselha a viagem de carro ate9 Los Angeles, ( a ser rezlizada no dia 10) via Highway 1. Parabe9ns pelo Blog.Atenciosamente,Antonio Marques

  8. Tudo papo furado só há uma pesquisa verdadeira no Brasil e está no site da caixa econômica federal, onde o torcedor paga para dizer por quem torce e lá estão os 80 clubes mais conhecidos do país indicando os anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014 como levantamento do tamanho das torcidas por percentual. Aí fica fácil saber o tamanho das torcidas Brasil afora é só multiplicar pela população brasileira que é em torno de 200.000.000 de pessoas você sabe o real tamanho de cada torcida. Acaba com o chutometro dos institutos de pesquisa que diz Flamengo tem 45.000.000 de torcedores tudo mentira. De fato o Flamengo é o time de maior torcida no Brasil com 5,25% seguido dos corintianos e são paulinos. Quer saber o real tamanho da torcida do Flamengo é só multiplicar o percentual de torcidas por 200.000.0000, no caso o flamengo possui uma gigantesca torcida de 10.500.000 torcedores espalhados pelo país, porém muito distante dos números dos chumometros dos institutos de pesquisa.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.