Fox e BandSports devem anunciar acordo segunda-feira

Uma entrevista coletiva para a imprensa na próxima segunda-feira, às 11h, em São Paulo, deve marcar uma mudança significativa no mercado esportivo de TV fechada no Brasil. O evento servirá para o anúncio de um acordo entre os canais BandSports e FoxSports, que começa as suas operações no país no próximo dia 5 de fevereiro.Apenas no evento o acordo firmado entre as partes será detalhado. Oficialmente, nenhum dos dois canais confirma a negociação. Na tarde desta sexta-feira, uma reunião no BandSports foi feita com toda a equipe. Nela, foi negada a venda do canal, como chegou a ser informado.O negóco entre Fox e Band deve fazer com que os dois canais dividam a transmissão de alguns eventos. A “menina dos olhos” para a Fox são os direitos detidos pelo BandSports de exbição dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, do Rio de Janeiro-2016 e da Copa do Mundo de 2014. Já o canal entrante é o único detentor de transmissão da Copa Santander Libertadores, e poderia dividir a transmissão de alguns jogos com o canal do Grupo Bandeirantes.

O acordo não vai significar a saída de um canal para a entrada de outro. A tendência é que, atualmente, os dois canais continuem a existir com seus nomes originais. O FoxSports será alinhado no lugar do Speed Channel, que é do mesmo grupo, e que terá sua programação absorvida pelo novo canal. Já o BandSports manterá a princípio sua programação e seus eventos, podendo eventualmente receber programas reprisados da Fox.Essa estratégia de alinhar a FoxSports no lugar do canal de automobilismo foi definida há cerca de três meses pela Fox e vinha representando um entrave para a entrada da empresa no país. Como o Speed não faz parte dos pacotes mais básicos das operadras de TV a cabo, o BandSports poderia ser uma saída para mostrar a Libertadores, já que a Net, que pertence às organizações Globo, vinha fazendo jogo duro para liberar o sinal do Speed depois de o Sportv perder para a Fox os direitos da competição sul-americana.

Acordo não assegura à Fox direito sobre megaeventos

O acordo entre FoxSports e BandSports que será anunciado na próxima segunda-feira não assegura à Fox a transmissão dos principais eventos esportivos do mundo e sobre os quais o canal ligado ao Grupo Bandeirantes detém os direitos de exibição.O impasse se dá por conta do modelo de contrato fechado pelo BandSports quando adquiriu os direitos para exibir Jogos Olímpicos de 2012 e Copa do Mundo de 2014. Nos dois casos, o contrato foi firmado com a emissora que comprou os direitos do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Fifa, respectivamente. Os dois contratos preveem que é o BandSports a emissora que vai exibir o evento, sendo que a compra foi feita pela Newco, empresa do Grupo Bandeirantes que detém os canais BandSports e BandNews, entre outros.Isso significa que, caso realmente o acordo entre Fox e BandSports seja de compra da emissora, pode vir a ser preciso que o novo canal renegocie com Record e Globo os direitos de exibição de Olimpíadas e Copa, respectivamente. Outra alternativa, que atualmente é considerada a mais viável, pelo menos para este primeiro ano, seria a manutenção do BandSports como único canal a mostrar esses dois eventos, sem que a FoxSports possa transmitir as competições.

 

Máquina do Esporte.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.