Associação dos Cronistas do RJ vai punir Repórter que comemorar Gol

A Acerj (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) definiu, em reunião na última terça-feira, que vai punir jornalistas que comemorarem gols no gramado durante o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. A decisão da entidade, que representa os repórteres esportivos fluminenses, acontece meses depois que Eric Faria, da Globo, foi flagrado reagindo a um gol do Vasco.

A informação foi confirmada pela Acerj, que não deu mais detalhes sobre o assunto. Consultada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) disse que a decisão foi tomada pela própria Acerj em uma reunião com chefes de rádios esportivas do Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria, o caso de Eric Faria chegou a ser citado como exemplo pelos presentes, mas não foi o real motivador da medida. O problema se aplicaria a vários radialistas que, posicionados atrás dos gols, teriam exagerado nas comemorações.

A postura dos repórteres teria causado constrangimento no contato diário com os torcedores. Por isso, os próprios chefes de rádios teriam mostrado disposição para conterem os ânimos de seus funcionários.

A assessoria de imprensa da Ferj não soube informar, no entanto, que tipo de punição seria aplicada ao repórter que descumprir a determinação. A Acerj diz que quem poderia detalhar as possíveis sanções não compareceu à entidade nesta quarta e, portanto, também não sabe precisar o que acontecerá com os “infratores”.

A proibição de comemoração aos jornalistas não consta na lista de “normas da imprensa” aprovadas e publicadas no site da Acerj na terça. Na relação estão diversas orientações de comportamento para os repórteres. As únicas punições previstas são advertência e punição ao veículo na rodada seguinte em caso de reincidência. Se cometer uma infração pela terceira vez, o veículo seria impedido de cobrir o Campeonato Estadual.

O caso com Eric Faria aconteceu no fim de novembro, no clássico da penúltima rodada entre Fluminense e Vasco, que brigavam pelo título brasileiro. No primeiro gol do time cruzmaltino, que venceria o jogo por 2 a 1, uma câmera flagra o repórter da Globo reagindo, aparentemente comemorando.

O vídeo foi parar na internet e movimentou os torcedores das duas equipes, que elogiaram e criticaram a atitude de Eric.

 
RELEMBRE O CASO DO REPÓRTER DA GLOBO:
http://www.youtube.com/watch?v=rSm_wK8rhEg&feature=player_embedded#t=35s
Uol.

 

Comentarios Recentes

  1. Nóa apaixonados por futebol as vezes nos exacerbamos inconscietemente e, até acho natural, contudo temos que ter o cuidado para não criar mal estar, principalmente, quando estamos no exercício da função. Sendo jornalista, que está diretamente ligado à comundade esportiva dentro e fora do campo isso pode ser um estopim nas relações, tem que ficar atento no diz respeito a ética, o jornalista, radialista pertence a uma classe que precisa usar sua profissão na cobertura de todos clubes. Mas não acho que a punição seja instrumento de reparo,vejo como imposição, o ser humano tem seu direito individual, só ele deve se punir procurando retratar seu deslise.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.