Globo e CBF se confundem para explicar as gafes da festa do craque do brasileirão

A festa de entrega do prêmio “Craque do Brasileirão” – uma tradição pós-final de campeonato mantida pela CBF desde 2005 -, não foi exatamente o que se pode chamar de um sucesso absoluto.

O que sobrou da “noite da gala” foi uma coleção interminável de gafes, jornalistas de outros veículos se espremendo por uma entrevista rápida na entrada do Auditório Ibirapuera – local escolhido para a realização da cerimônia – e momentos de puro constrangimento para quem só queria um pouco de diversão.

Os custos totais da festa, naturalmente, não são divulgados pela CBF. O que se sabe é que somente ela arca com estes valores. O Sportv, canal esportivo da Globo, entra como um parceiro especial, que obtém direitos de transmissão exclusiva e se responsabiliza pelo trabalho maciço de divulgação, ao longo de toda a sua grade. Em troca, a Globo cede parte de seu elenco e faz a intermediação entre os artistas para as apresentações musicais que intercalam um prêmio e outro. Além disso, a direção geral da premiação foi do festejado diretor de novelas globais Jayme Monjardim. A supervisão artística foi de Jorge Espírito Santo e a musical ficou a cargo de Guto Graça Melo – figurões das produções da área de entretenimento da Rede Globo, e não do canal Sportv.

Fontes próximas à emissora informaram que os mestres de cerimônia da festa – o apresentador Luciano Huck e os jornalistas Glenda Kozlowski e Tiago Leifert – nada receberam para participar. Foram apenas convidados pela entidade do futebol e aceitaram, espontaneamente.

Huck, aliás, chega a cobrar um valor mínimo de R$ 80 mil para aparições em festas ou eventos que não envolvam transmissões televisivas. Exigências, como alimentação, hospedagem e as chamadas “regalias de camarim” são tratadas à parte desta quantia.

Já em relação à chamada “organização da festa”, muito criticada inclusive pela própria emissora parceira, há uma grande controvérsia: falou-se em uma empresa contratada para organizar o evento, desde a distribuição de convites até os últimos detalhes da premiação ao vivo. Porém, segundo a própria reportagem do R7 que estava presente no local, toda e qualquer solicitação feita pelos profissionais que ali trabalhavam era feita diretamente a funcionários da CBF.

Tudo aparentemente perfeito até que, esta semana, o presidente do Vasco, clube vice-campeão brasileiro, Roberto Dinamite, reclamou publicamente sobre o fato não ter recebido o convite oficial da CBF para comparecer ao evento.

Nesta terça-feira (6), pela manhã, um dos programas da casa, o Redação Sportv, abordou de forma bastante curiosa a transmissão da festa. O âncora e apresentador André Rizek fez questão de alertar o público sobre o que estava por vir, já na abertura da matéria.

– Agora, é hora de pegar no pé dos nossos colegas apresentadores e também de quem subiu ao palco, no prêmio Craque do Brasileirão. Vamos rever o “lado B” e algumas gafes da festa de ontem.

O VT que se seguiu mostrou não somente os “foras” da produção como também alguns momentos constrangedores de muitos dos convidados da cena política brasileira que prestigiaram o evento.

Entre outras passagens, o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo,aparece completamente perdido – e sem saber o que dizer ou fazer – no palco do Auditório Ibirapuera. Os aplausos parcos se encerraram rapidamente, até que Glenda Kozlowski correu para “acudir” o ministro, cedendo-lhe um microfone e pedindo breves palavras ao público. Chegou a direcionar a câmera. Ele continuou sem entender o que fazer por intermináveis segundos, até que finalmente, fez-se a luz: bastava ele ler uma pequena frase, já programada pela produção. Já o presidente da Câmara dos Deputados, o gremista Marco Maia, tratou de “cornetar” a escolha de Leandro Vuaden como melhor árbitro de 2011. E falou abertamente sobre isso, assim que subiu ao palco para entregar um prêmio e teve a chance do microfone aberto, somente para ele.

Dedé, o craque da galera, não subiu ao palco para receber um dos principais prêmios da noite. Ao vivo, os mestres de cerimônia foram informados que o atleta estava com o apresentador Galvão Bueno, gravando para um outro programa da casa. Em pleno andamento da cerimônia.

Ricardo Teixeira também não escapou de um comentário ácido e constrangedor de Huck, ao final da premiação. Econômico com as palavras, mal conseguiu se fazer ouvir nos microfones do auditório, ao anunciar o campeão brasileiro de 2011, que receberia a taça no palco. Ao pedir que o próprio apresentador anunciasse o vencedor, ainda teve de ouvir uma desagradável piadinha do próprio.

– Presidente, o senhor como apresentador é um excelente dirigente.

E, como de costume, Teixeira sumiu imediatamente do palco. E sem contar os segredos e bastidores do evento que virou pastiche.

R7.com

Além das inúmeras gafes que aconteceram durante a entrega do Prêmio Craque do Brasileirão, realizada pela CBF, na última segunda-feira, em São Paulo, outras histórias curiosas marcaram o evento. O LANCENET! esteve na porta, durante a entrada de boa parte dos convidados, e flagrou situações, entre elas:

Arthurzinho… e o convite?

Por volta de 21h30, um senhor aproximou-se de uma mulher responsável pelo R.S.V.P. do evento e avisou: “Olá, eu sou Arthurzinho, técnico do Joinville, campeão da Série C”. “Está bem senhor, o senhor está com o convite?”. “Não, eu só fui convidado para vir. Não me deram nada”. “Bom, aí fica difícil. Mas vou tentar ver, espere um pouco”. Após alguns minutos, um dos organizadores apareceu e colocou Arthurzinho para dentro da festa.

Você é gente boa, mas…

Um torcedor do Vasco se aproximou do cordão de isolamento feito pelos seguranças e tentou, em vão, pegar autógrafos de alguns jogadores. “Fernando Prass, Fernando Prass, assina a camisa pra mim”… Nem olhou. “Diego Souza! Diego Souza! Me dá um autógrafo cara”… Nada. “Fágner, Fágner… Fágner!”… sem sucesso. Então, um funcionário da CBF, responsável pela organização do evento, alertou: “Pô meu amigo, você é gente boa para caramba, mas acho que hoje não vai rolar… Hoje, aqui na entrada, na correria… Acho que hoje não vai dar mesmo”. Minutos depois, o torcedor desistiu de gritar pelos ídolos e, ao perceber que não chegava mais nenhum convidado, foi embora.

Boa noite do Ministro

Um grupo de crianças, na faixa dos 10 anos, divertia-se e tirava sarro da maioria das pessoas que passava pelo cordão de isolamento dos seguranças, na entrada da festa. Quando ouviram que o pai de Neymar chegaria em poucos minutos, resolveram brincar: “Putz, alguém aí sabe a cara do pai do Neymar? Não? Então vamos dar boa noite para todo mundo…”. E o primeiro foi justamente o Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. “Boa noite”, gritaram. “Boa noite”, respondeu o ministro, sem perceber nada, para a gargalhada da molecada.

Governador do povo

Minutos depois, foi a vez do governador Geraldo Alckmin chegar. Então, as crianças novamente disseram “Boa noite”. Alckimn não só cumprimentou de volta, como deu a mão para duas crianças. Uma delas se empolgou: “Acho que foi a mão mais importante que eu toquei”.

Chefe (ela mesmo) busca Gaúcho

Uma senhora saiu correndo, passando por seguranças, e foi questionada. “A senhora tem pulseira para voltar?”. “Eu vou buscar o Ronaldinho Gaúcho”, respondeu. Imediatamente, um funcionário da CBF alertou o segurança. “Ela é só uma das donas do evento”. Entre os seguranças, um deles comentou: “Não vi placa nenhuma na testa dela dizendo que era a dona. Temos de fazer o trabalho e barrar as pessoas”.

Imprensa sem entrar…

A retirada de credenciais da imprensa foi feita em um hotel na Vila Mariana, próximo ao Auditório Ibirapuera, entre 13h e 17h de segunda-feira, horas antes da festa. Alguns jornalistas que não puderam pegar as credenciais antes se deram mal na porta. Não havia ninguém que respondesse pela entrada de imprensa, não fosse o assessor da CBF, Victor Rios. Mas nem mesmo ele sabia o paradeiro das credenciais, nem onde estavam os responsáveis por elas. E disse que nada podia fazer com quem não tivesse retirado antes. Detalhe: quando um senhor se aproximou dizendo-se convidado e precisando de convite, ele retirou do bolso alguns convites e resolveu o problema.

‘Gringo’ ganha convite

Um rapaz falhou na tentativa de burlar a segurança e entrar na festa da CBF. Sem convite, passou pela primeira entrada, mas foi barrado na hora de entregar o bilhete. Para não passar vergonha, fingiu que era estrangeiro, mas foi flagrado pelo Programa Pânico na TV, da Rede TV!, que percebeu o impostor. Depois de entrevistado, a produção do programa “achou” um convite e o bicão, enfim, pode curtir a festa de premiação.

Liedson e a areia

Liedson chegou acompanhado de assessores, empresários e a esposa. As crianças, depois de ovacionarem o jogador, começaram a gritar: “Que isso, hein Liedson?! Muita areia para o seu caminhãozinho”. Por sorte, o jogador já estava dando entrevistas e não ouviu.

Só três para a Portuguesa?

Duas convidadas ficaram um bom tempo do lado de fora da festa. Ainda esperavam por convites na porta, mas não obtinham sucesso. Uma hora, uma delas esbravejou no telefone: “Vá falar já com o presidente! Eu quero os meus convites. Não é possível que só entregaram três convites para a Portuguesa!”. Alguns minutos depois, elas deixaram o local.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.