Conselho Técnico Define Campeonato Goiano de 2012

Tinha tudo para ser uma reunião tranquila, mas não foi. O Conselho Técnico do Campeonato Goiano de 2012, que serviu para apresentar algumas novidades da competição no ano que vem, foi marcado por uma discussão em torno da fórmula de disputa do torneio. Pelo terceiro ano seguido, o Goianão contará com a participação de dez clubes, que jogarão em turno e returno. Os quatro melhores colocados se classificam para as semifinais e os dois piores são rebaixados para a Divisão de Acesso.

Devido à escassez de datas disponibilizadas pela CBF para a realização dos campeonatos estaduais, o presidente da FGF, André Pitta, esperava que todos os representantes estivessem de acordo com a manutenção de fórmula de disputa. O Campeonato Goiano começa no dia 22 de janeiro e termina em 13 de maio. Serão 22 jogos até o fim da disputa para as equipes que chegarem à final.

conselho técnico do campeonato goiano 212 (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)Dirigentes debatem a fórmula de disputa do Campeonato Goiano na sede da FGF
(Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)

– Considero esta fórmula a mais justa. A Federação é totalmente contra qualquer mudança, até mesmo porque o Estatuto do Torcedor obriga que uma fórmula de disputa seja adotada em pelo menos dois anos seguidos. Ou seja, se errarmos, pagaremos em dobro – diz André Pitta.

Porém, antes que o assunto fosse encerrado, o presidente de honra e responsável pela montagem da equipe do CRAC, Adib Elias, contestou o regulamento e pediu mudanças.

– Todos nós sabemos que são sete times do interior disputando apenas uma vaga nas semifinais. As outras três vagas são de Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, que têm mais condições. Eu prefiro que o campeonato tenha uma fórmula diferente. Sugiro que seis equipes se classifiquem para a segunda fase e depois os quatro melhores disputem o título – opinou Adib.

O representante do time de Catalão lembrou que desde 1965, apenas cinco vezes o título foi conquistado por equipes do interior. Além de Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, o Campeonato Goiano do ano que vem será disputado por Anapolina, Aparecidense, CRAC, Goianésia e Morrinhos, Itumbiara e Rio Verde. A tabela do torneio será divulgada na próxima quinta-feira.

Os clubes do interior que já foram campeões são CRAC (1967 e 2004), Anápolis (1965), Goiatuba (1992) e Itumbiara (2008). O presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, rebateu as considerações de Adib Elias e argumentou que nos últimos anos a competição está mais equilibrada.

– Eu vejo por outro lado. Se os clubes do interior têm poucos títulos, eu prefiro analisar os últimos sete anos, quando dois deles foram campeões (CRAC e Itumbiara) e um foi vice (Santa Helena). Estou aberto a propostas, mas deixou claro que nesse momento nossa fórmula é a mais justa. Os clubes do interior não são figurantes. É uma questão de planejamento.

adib elias questiona andré pitta (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)Adib Elias contesta o regulamento do Goianão 2012 (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)

André Pitta reforçou que não há datas suficientes para fazer um torneio com os times divididos em grupos. A CBF disponibiliza 23 datas para os Estaduais e apenas o fim de semana do carnaval não será utilizado no Campeonato Goiano. Além disso, em um torneio dividido em chaves distintas, algumas cidades do interior poderiam não receber jogos das equipes mais tradicionais do Estado.

Como nenhum outro dirigente contestou o regulamento, o formato atual será mantido. Os representantes de Atlético-GO e Goiás apoiaram a atual fórmula de disputa.

– Temos que lembrar que nós precisamos dar férias de 30 dias a todos os jogadores ao término da temporada. Desta forma, iniciamos a preparação para o Campeonato Goiano em cima da hora. Eu era a favor até mesmo de fazer um torneio apenas de pontos corridos, com 18 datas – afirmou o diretor jurídico do Atlético-GO, Marcos Egídio.

Marcelo Segurado, diretor de futebol do Goiás, também argumentou a favor da manutenção da fórmula de disputa.

– Entendo as dificuldades dos clubes do interior. É difícil até para nós. O Campeonato Goiano é deficitário e não pode ser uma competição mais longa do que já é.

‘Copa Goiás’

adib elias, presidente de honra do crac (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)Adib defende a criação de um novo torneio
(Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)

Outro questionamento de Adib Elias foi em relação ao critério de classificação para a Copa do Brasil. O estado de Goiás tem direito a duas vagas na competição nacional. Os dois melhores colocados no Goianão se classificam. No ano que vem, Atlético-GO e Goiás, finalistas do Goianão 2011, serão os representantes do Estado. O dirigente do CRAC propôs a criação de um torneio para os clubes do interior.

– Sugiro a criação de um torneio, que poderia se chamar ‘Copa Goiás’. Assim, os times que não se classificarem para as semifinais do Campeonato Goiano poderiam ficar mais tempo em atividade e disputar outra competição. Seria interessante que o campeão desse torneio ganhasse uma vaga na Copa do Brasil – disse Adib Elias.

O presidente da Federação Goiana, André Pitta, revelou que o critério estabelecido pela CBF para a disputa da Copa do Brasil é exclusivamente técnico e que não seria legítimo fazer esta mudança. Para Geso de Oliveira, presidente do Vila Nova, a criação da Copa Goiás tiraria o foco de disputa no Goianão.

– Hoje em dia é mais vantajoso garantir uma vaga na Copa do Brasil do que propriamente ir longe no Campeonato Goiano e não conquistar nada. Se uma vaga na Copa do Brasil fosse dada às equipes que fossem eliminadas na primeira fase, talvez fosse vantajoso nem se classificar para as semifinais do Campeonato Goiano – disse Geso.

O Vila Nova não disputa a Copa do Brasil desde 2006, quando foi eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final. Em 2012, o Tigre terá em seu calendário apenas o Campeonato Goiano e a Série C do Campeonato Brasileiro, já que foi rebaixado.

Inscrições

bola do campeonato goiano 2012 (Foto: Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)Bola do Goianão 2012 é apresentada
(Fernando Vasconcelos/GLOBOESPORTE.COM)

Muitos clubes montam os seus times ao longo dos campeonatos estaduais. A realidade em Goiás não é diferente. No interior do Estado, as equipes começam a ser formadas muitas vezes em novembro ou dezembro, entretanto, mudanças drásticas podem acontecer em caso de tropeços nas primeiras rodadas.

Em 2012, as inscrições para o Goianão vão se encerrar antes da quinta rodada do segundo turno. Só terão condição de jogo os atletas devidamente registrados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Somente poderão participar da primeira rodada os jogadores que tiverem seus nomes protocolados na FGF até o dia 16 de janeiro, seis dias antes do início do torneio.

Tecnologia

Em parceria com a empresa Google, a Federação Goiana de futebol implantou um sistema que tem por objetivo reduzir a burocracia no futebol goiano. A ferramenta consiste no ‘Portal da Federação’, que integrará a FGF, os clubes e o Tribunal de Justiça Desportiva de Goiás. Todas as notificações oficiais, como alterações em datas de jogos, serão feitas de forma eletrônica.
A interação ocorrerá por e-mail e também por meio de um chat. Foi criada uma conta para cada clube.

– O objetivo é tornar as coisas mais rápidas. Vamos eliminar a famosa ‘papelada’. A CBF já adota este sistema, que não é obrigatório. Porém, decidimos implantá-lo agora para melhorar nossos serviços. A comunicação ficará muito mais rápida – revelou André Pita.

 

Globo.com

Comentarios Recentes

  1. É fácil Adib, vamos montar um campeonato aqui com os times do sul goiano e triangulo e mineiro, assim, saímos desse campeonato de 15 segundos semanais nos noticiários nacionais.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.