COI restringe uso de Twitter e ameaça expulsar atletas dos Jogos

Os atletas que estarão na Olimpíada de Londres do próximo ano poderão postar comentários em blogs ou no Twitter, desde que isso não seja feito para fins comerciais, anunciou nesta segunda-feira o COI (Comitê Olímpico Internacional). Caso algum atleta desobedeça a ordem, poderá ser expulso dos Jogos.

Segundo o Comitê Olímpico Australiano, responsável por divulgar as regras do COI, a entidade “incentiva ativamente e apoia os atletas (…) a participarem de ‘mídias sociais’ e publicar, postar em blogs ou tuitar suas experiências.”

Blogueiros e tuiteiros devem, no entanto, restringir-se a “formatos em primeira pessoa, no estilo de diários”, não devem relatar sobre eventos de forma jornalística e devem garantir que seus comentários não contenham “imagens ou palavras vulgares ou obscenas”.

Centenas de atletas mantiveram blogs durante a Olimpíada de Pequim em 2008, quando o Twitter ainda era um fenômeno relativamente novo, mas a publicação de vídeos foi proibida e fotos foram restritas para impedir infrações de direitos autorais.

Fotos tiradas nos locais das competições, amplamente proibidas em Pequim, agora podem ser publicadas nos sites de mídias sociais, mas não devem ser vendidas ou distribuídas “de outras formas”.

A transmissão de vídeos e áudio gravados dentro das áreas de competição continua sendo proibida, mas os atletas podem publicar vídeos gravados fora das áreas de competição.

O COI arrecada grande parte de seus lucros na venda de direitos de mídia online e na televisão e, portanto, impõe uma forte proteção sobre sua propriedade intelectual nesse aspecto.

EXEMPLO GANSO

O meia Paulo Henrique Ganso, do Santos e da seleção brasileira, pode ser um exemplo de uso das redes sociais que o COI quer evitar.

Há menos de duas semanas, o jogador criou uma conta no Twitter patrocinada pela Samsung.

Como o “nome” de Ganso aparece associado à marca independentemente do que ele escreva, o Comitê Olímpico Internacional não deve autorizar mensagens durante os Jogos.

O meia santista faz 23 anos apenas em outubro do ano que vem, logo pode defender a seleção olímpica do Brasil em Londres. Nos Jogos-2012, as equipes são sub-23, com participação de até três jogadores acima dessa idade.

Folha.com

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.