RedeTV! protocolará protesto no Cade contra a Globo

A RedeTV seguirá os passos do Clube dos 13 e protocolará uma representação contra a conduta da Globo na negociação com os clubes dissidentes. Esta semana a RedeTV! enviará uma solicitação de abertura de processo na Secretaria do Direito Econômico (SDE) para ser analisada pelo Conselho Administrativo do Direito Econômico (Cade). Na mesma, acusará a Globo de abuso do poder econômico e de quebrar o acordo firmado com o Cade no ano passado para a suspensão de um processo na Justiça que acusava a emissora carioca e o C13 de monopólio na venda dos direitos de TV do Brasileirão. A reclamação da emissora se baseará nas notícias que vêm sido veiculadas nos meios de comunicação informando que os clubes tem fechado acordos com a Globo. Material recolhido de jornais, portais de internet, reportagens de rádio e tevê serão entregues como provas para as alegações que formam a base da acusação da RedeTV!.
Segundo executivos da emissora, “há evidências públicas e claras” de que a Globo feriu o acordo com o Cade ao negociar com os clubes por fora da licitação do C13. Eles também alegam que a emissora, diferentemente dos que dizem os clubes que já assinaram com ela, fechou um acordo coletivo, e não individual com cada um dos times. Para isso, alegará que no contrato firmado entre Globo e 13 dos 20 times do C13 há uma cláusula que condiciona a ratificação do acordo a um mínimo de 18 participantes no Brasileiro a ser transmitido pela emissora.
A decisão de bater de frente com a Globo praticamente inviabiliza um acordo entre as duas emissoras, pelo menos antes de o caso parar na Justiça sob ameaça de não haver transmissão do certame nacional a partir de 2012. Marcelo Carvalho, um dos donos da RedeTV! declarou publicamente que não quer fazer acordo com a concorrente. Porém, internamente não está descartada uma conversa “conciliadora” para evitar os tribunais.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.