Globo estaria fechada verbalmente com doze clubes

De acordo com cartolas dissidentes do Clube dos 13, a Globo já assegurou o direito de transmitir jogos de doze times válidos pelo Campeonato Brasileiro, a partir de 2012. A maioria já teria acertado verbalmente e deve assinar contrato até segunda-feira que vem. O Inter, da base aliada do C13, pode ser o terceiro clube da lista. Veja a situação de cada um em relação ao contrato com a Globo, conforme levantamento do UOL Esporte, por Ricardo Perrone:
Grêmio – Foi o primeiro a anunciar a assinatura do contrato.
Corinthians – Já está praticamente fechado, faltando definir últimos detalhes. Deve alcançar a meta de arrecadar mais do que R$ 100 milhões.
Flamengo – Os presidentes dos conselhos do clube se reuniram nesta quarta-feira (16) e deram aval para a diretoria avançar na negociação. Verbalmente, já está tudo definido. A equipe de receber tanto quanto o Corinthians.
Botafogo, Vasco e Fluminense – Junto com o Flamengo, negociaram a estrutura do contrato com a Globo. Individualmente, cada um cuidou de sua parte financeira. Todos já acertaram de boca com a emissora.
Palmeiras – Ouviu a proposta e gostou. Por uma questão formal, o presidente Arnaldo Tirone vai ouvir o seu Conselho de Orientação e Fiscalização. Deve assinar em seguida.
Santos e Cruzeiro – Segundo os líderes da dissidência, os dois clubes também já entraram em acordo com o canal carioca.
Coritiba – Foi fortemente pressionado por dirigentes do C13 para não deixar a negociação comandada pela entidade, porém também já tem um acordo com a emissora, segundo os líderes do movimento. Assim como Vitória e Goiás.
Internacional – Teve uma reunião nesta quarta com a Globo. A expectativa dos dissidentes é a de que ele se junte à turma até segunda-feira.
Enquanto isso, segundo o Lancenet, para que a negociação da Globo com os clubes seja alvo de investigação, é necessária uma denúncia, que poderia partir de qualquer pessoa ou entidade, porém que pode ser insuficiente. A Secretaria de Direito Econômico (SDE) estaria abarrotada de serviço a ponto de somente abrir processo quando há evidência muito fortes de que a denúncia é procedente.
Após investigada a denúncia, as informações apuradas são encaminhadas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que, então, julga o caso. O processo, no entanto, pode ser demorado. A ação que apurou se o contrato entre o Clube dos 13 e a Globo feriam as regras da concorrência, levou treze anos. De acordo com a SDE, não há como prever o tempo necessário para a investigação e o julgamento de uma nova denúncia, agora ligada à negociação entre Globo e clubes.
Por outro lado, o colunista Flávio Ricco, em sua Canal 1, informa que na Record, com relação ao futebol do Campeonato Brasileiro, alguns diretores já teriam jogado a toalha.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.